comunidade_ma_960x210.png

 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

A Compagas investe em diversas ações socioambientais com o objetivo de levar à comunidade informações sobre a companhia e sobre o gás natural, seus benefícios e também sobre questões de segurança e de preservação ao meio ambiente.

 

 Meio Ambiente

Para instalar e operar a rede de gás natural, a Compagas obtém licenças prévias da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Há ainda o programa de Gerenciamento de Resíduos, que promove o correto descarte dos materiais, tais como pilhas, baterias, lâmpadas e papéis. 

 

 Segurança

A segurança é uma das principais preocupações da Compagas, por isso, são realizadas diversas ações para explicar as características do gás natural, os métodos de construção da rede e os procedimentos de segurança adotados pela companhia.

Entre as ações, destacam-se:

Programa de Prevenção de Danos por Ação de Terceiros na Rede de Distribuição de Gás Natural, que tem como objetivo explicar questões relativas à construção, operação, trajeto e segurança da rede de gás natural, evitando a interferência de terceiros com escavações que possam causar incidentes na rede, e assim, garantir a segurança da comunidade e o fornecimento contínuo de gás natural.

Também com foco em segurança, a Compagas executa o Programa de Comunicação nas Obras em todas as regiões onde é realizada a instalação da rede de distribuição. As equipes percorreram os trechos de obras e realizaram a distribuição de mais de 2 mil cartas e informativos, com protocolos, aos moradores e comerciantes contendo informações a respeito das obras e do gás natural.

 

 Responsabilidade Social

Na área de responsabilidade social, a Compagas destina parte do seu Imposto de Renda para diversos projetos nas áreas de cultura, por meio da Lei Rouanet, para crianças e adolescentes, através do Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e de esporte, através da Lei de Incentivo ao Esporte. 

 

 Relações com a Comunidade

Com o objetivo de aproximar o gás natural e a Compagas da comunidade e para explicar, de forma divertida e lúdica, a origem, as características, utilizações e questões de segurança relacionadas ao combustível, a companhia criou o Programa de Comunicação com a Comunidade. Alunos de escolas públicas e particulares dos municípios onde acontecem obras da companhia assistem a apresentações teatrais sobre a Compagas e o gás natural.

Para contribuir com a formação de crianças como agentes ambientais mirins, a Compagas apoia o programa “Guardiões da Natureza”. São alunos que participam do curso, aprendendo noções de cidadania, preservação do meio ambiente, reciclagem e respeito à fauna e à flora. O projeto é apoiado pela Compagas e pela Secretaria do Meio Ambiente de São José dos Pinhais, organizando e fornecendo uniformes, transporte e lanches aos estudantes.

 

Arquivos para download

Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente - RDGN - CURITIBA

Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente - RDGN - PONTA GROSSA / CASTRO

Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente - RDGN Araucária - Lapa - São Mateus do Sul

Certificado de Regularidade - IBAMA

Relatório de Emissões - 2007 a 2015