O Canal de Denúncias da Compagas é uma ferramenta independente, imparcial e sigilosa para a promoção de um ambiente corporativo transparente e ético.
Esse canal permite que a comunidade e nossos empregados possam denunciar, com garantia de anonimato, violações ou suspeitas de ações ou omissões contrárias à lei ou aos preceitos do nosso Código de Conduta e Integridade, que possam causar danos à Compagas, aos seus empregados, administradores, acionistas, comunidade e demais públicos de interesse.
Veja algumas categorias que podem ser denunciadas:
- Improbidade Administrativa
- Corrupção
- Fraude
- Assédio
- Discriminação
- Desvios de conduta
- Uso indevido da marca
- Outras práticas irregulares ou criminosas
Atualmente, as denúncias são recebidas pela Ouvidoria da Compagas, que está integrada ao sistema SIGO-Sistema Integrado para Gestão de Ouvidorias da Controladoria Geral do Estado.
Utilize o link acima para enviar a denúncia, a qual tem um prazo estimado de resposta de 20 (vinte) dias.
A Compagas possui o Comitê de Auditoria Estatutário (CAE), órgão auxiliar do Conselho de Administração, que também recebe denúncias, inclusive sigilosas, internas e externas à companhia, em matérias relacionadas ao escopo de suas atividades. Dentre as atividades do CAE, destacam-se:
- avaliar e monitorar exposições de risco da empresa, incluindo riscos relacionados à remuneração da administração, utilização de ativos, gastos incorridos;
- opinar sobre a contratação e destituição de auditor independente e supervisionar as suas atividades;
- supervisionar as atividades desenvolvidas nas áreas de controle interno, de auditoria interna e de elaboração das demonstrações financeiras;
- monitorar a qualidade e a integridade dos mecanismos de controle interno, das demonstrações financeiras e das informações e medições divulgadas;
- avaliar e monitorar a adequação das transações com partes relacionadas;
- avaliar a razoabilidade dos parâmetros em que se fundamentam os cálculos atuariais, bem como o resultado atuarial dos planos de benefícios mantidos pelo fundo de pensão.
Para entrar em contato com o CAE, favor enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.