sobre_gn_1.png

A Compagas

A Compagas, Companhia Paranaense de Gás, é a empresa responsável pela distribuição de gás natural no Paraná, atendendo clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial e veicular. Ao longo dos anos, focou suas ações na ampliação da rede de gás natural, realizando investimentos para execução de obras de grande porte com o objetivo de aumentar cada vez mais sua capacidade de atendimento e levar esta energia a mais regiões e municípios do Estado.

A Compagas sabe do seu papel fundamental de disseminar o uso do gás natural devido aos seus inúmeros benefícios e vantagens. E, reconhece a necessidade de buscar constantemente novas alternativas de suprimento para diversificar a matriz energética do Estado.

A Compagas entende que cada vez mais haverá demanda por soluções de energia. Para a empresa, a capacitação tecnológica, ética, infraestrutura e tempo de resposta serão os grandes diferenciais no atendimento às necessidades dos clientes. A Compagas investiu e continuará investindo no futuro do Paraná!

A estrutura de governança da Compagas conta com Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva, Auditoria Independente e Assessoria de Governança Corporativa e Gestão de Risco. Para garantir o cumprimento do princípios da Governança Corporativa, a Compagas pauta suas ações baseada em transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

 

DIRETRIZES EMPRESARIAIS

VISÃO

“Consolidar e ampliar a presença nos diferentes segmentos de mercado, e ser reconhecida como a melhor distribuidora de gás canalizado da região sul.”

A COMPAGAS prevê que cada vez mais haverá demanda por soluções na distribuição de gás natural e que capacitação tecnológica, ética, infraestrutura e tempo de resposta serão o diferencial para o cliente.

 

MISSÃO

“Satisfazer as expectativas dos clientes atuando com excelência no serviço de distribuição de gás, garantindo o suprimento, de forma rentável, segura, ambientalmente adequada e com melhoria da qualidade de vida.”

 

VALORES

Os “VALORES DA COMPAGAS” proporcionam aos nossos colaboradores os conceitos básicos para pensar e agir proativamente. Eles formam a base da nossa cultura, e indicam o esforço esperado de cada um em direção à melhoria contínua.

  • ÉTICA E RESPONSABILIDADE: nossos valores morais nos conduzem com responsabilidade e eficácia na direção da geração de valor para a sociedade.
  • COMPROMETIMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: com espírito de equipe e um elevado grau de comprometimento, compartilhamos nosso desenvolvimento profissional para o crescimento da Compagas.
  • MELHORIA CONTÍNUA: trabalhamos para atingir a excelência empresarial, melhorando continuamente nossas práticas e atitudes para gerar prosperidade aos acionistas, colaboradores, clientes e fornecedores.
  • FOCO NO CLIENTE: nossos clientes são a razão de nossa existência e dedicamos a eles nossos talentos.
  • QUALIDADE DE VIDA: valorizamos a qualidade de vida, colocando o ser humano no centro de nossas prioridades empresariais.
  • PERENIDADE DO NEGÓCIO: nossa visão está dedicada a potencializar ações que garantam a perenidade do negócio.

 

 

ASSEMBLEIA-GERAL

A Assembleia-Geral de Acionistas tem poderes para decidir sobre os negócios relativos ao objeto da Companhia e tomar as resoluções que julgar convenientes à sua defesa e desenvolvimento. Realizada no primeiro quadrimestre de cada ano, a Assembleia-Geral Ordinária (AGO) tem algumas competências específicas estabelecidas no artigo nº 132, da Lei Federal nº 6.404/76 (Lei das Sociedades Anônimas). Os acionistas também podem se reunir eventualmente, sempre que entenderem necessário, em qualquer data, em Assembleias-Gerais Extraordinárias. De todas as Assembleias-Gerais são lavradas atas em livro próprio e, após, feito o devido registro na Junta Comercial do Estado do Paraná.

  • Diretoria
  • Conselho de Administração
  • Conselho Fiscal
  • Comitê de Indicação e Avaliação
  • Comitê de Auditoria Estatutário

A Diretoria Executiva da Compagas é formada pelo Diretor-Presidente, indicado pela Copel, pelo Diretor de Administração e Finanças indicado pela Mitsui e pelo Diretor Técnico-Comercial indicado pela Petrobras.

MEMBROS DA DIRETORIA EXECUTIVA

DIRETOR-PRESIDENTE

Rafael Lamastra Jr.

 

 

DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

Cláudio José de Almeida Camargos

 

 

 

 

DIRETOR TÉCNICO-COMERCIAL

Rafael Rodrigo Longo

 

 

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação estratégica e colegiada responsável pela orientação superior da Compagas. É composto por oito membros, eleitos em Assembleia Geral para um mandato unificado de dois anos, permitidas até três reeleições consecutivas.

As competências e atribuições do Conselho de Administração são definidas em Regimento Interno específico, observadas as disposições do Estatuto Social e as boas práticas de governança corporativa.

As reuniões ordinárias desse Colegiado são realizadas mensalmente e as extraordinárias sempre que necessário.

 

MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO - ELEITOS PARA O MANDATO 2019/2021 

  • Fernando Xavier Ferreira (Presidente)
  • Anderson Gil Ramos Bastos
  • Eduardo Panek
  • Julio Jacob Junior
  • João Biral Junior
  • Nelson Luiz Paula de Oliveira
  • Vitor Calazans Baroni
  • Walter Fernando Piazza Junior

 

 

Conselho Fiscal da Compagas é composto por três membros efetivos e três suplentes eleitos pela Assembleia Geral para o mandato de 02 (dois) anos, tendo sua composição, funcionamento e competências estabelecidas nos artigos 50 a 54 do Estatuto Social, bem como nos artigos 161 a 165 da Lei das Sociedades Anônimas.

São realizadas reuniões mensais do Conselho Fiscal para tratar de assuntos de sua competência, dentre as quais a fiscalização dos atos dos administradores, analisar e opinar sobre as demonstrações financeiras trimestrais e anuais, entre outras operações da companhia.

Além disso, o Conselho Fiscal realiza reuniões extraordinárias para tratar de assuntos de sua competência, dentre as quais a fiscalização dos atos dos administradores.

De todas as reuniões do Conselho Fiscal são lavradas atas em livro próprio e, eventualmente, de acordo com a exigência legal, também são lavrados pareceres.

 

MEMBROS DO CONSELHO FISCAL - ELEITOS PARA O MANDATO 2018/2020  

Titulares

  • Cláudio Luiz Pacheco (Presidente)
  • Celso José de Faria Viana
  • Adriano Morandi Zanotti

 

Suplentes

  • Arnaldo José Luquetta
  • Marcio Musso de Góes
  • Cargo em aberto

 

O Comitê de Indicação e Avaliação é órgão estatutário de caráter permanente, auxiliar dos acionistas, que verificará a conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores, conselheiros fiscais e membros de comitês estatutários, nos termos da legislação vigente. É composto por 5 (cinco) membros, dos quais 3 (três) serão indicados pelo acionista majoritário e 2 (dois) serão indicados pelos demais acionistas, para um mandato de 2 (dois) anos, permitidas até 3 (três) reeleições consecutivas.

As competências e atribuições do Comitê de Indicação e Avaliação são definidas em Regimento Interno específico, observadas as disposições do Estatuto Social. 

As reuniões desse Comitê serão realizadas para manifestar-se sobre assuntos de sua competência.

 

MEMBROS DO COMITÊ DE INDICAÇÃO E AVALIAÇÃO - ELEITOS PARA O MANDATO 2020-22

  • Adriano Huber Junior
  • Celso José de Faria Viana
  • Marcia Cristina Carris de Almeida

OBS: Aguarda-se a eleição de 02 membros.

 

O Comitê de Auditoria Estatutário é órgão estatutário, independente, de caráter consultivo e permanente, responsável pela supervisão (i) dos processos de apresentação de relatórios contábeis e financeiros; (ii) dos processos de gestão de riscos e controle interno; e (iii) da atuação dos trabalhos da auditoria independentes e da auditoria interna.

O Comitê de Auditoria reporta-se ao Conselho de Administração (CAD) e é composto por 03 (três) membros, em sua maioria independentes, eleitos e destituídos pelo Conselho de Administração, com prazo de gestão de 02 (dois) anos, permitida 03 (três) reconduções consecutivas.

As competências e atribuições do Comitê de Indicação e Avaliação são definidas em Regimento Interno específico, observadas as disposições do Estatuto Social.

 

MEMBROS DO COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO - ELEITOS PARA O MANDATO 2020-22

  • Rene Guimarães Andrich (Presidente)
  • Carlos Rocha Velloso
  • Paulo Bruno Pombo Celles Cordeiro

 

 

 

ESTRUTURA SOCIETÁRIA

A Companhia Paranaense de Gás – Compagas é a concessionária responsável pela distribuição de gás natural canalizado no Estado do Paraná, cuja concessão foi outorgada em 06/07/1994. É uma empresa de economia mista, tendo como acionistas a Companhia Paranaense de Energia - Copel, com 51% das ações, a Petrobrás Gás S.A. - Gaspetro, com 24,5% e a Mitsui Gás e Energia do Brasil Ltda., com 24,5%.

 

COMPAGAS EM NÚMEROS

  • Número de clientes atendidos: Mais de 47 mil
  • Média do volume total comercializado: 1,4 milhões de m³/dia (com térmica)
  • Número de Colaboradores: 168
  • Investimento realizado em 2019: R$ 14 milhões
  • Extensão da rede de distribuição: 833 km
  • Municípios atendidos:
    • Arapoti, Araucária, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Carambeí, Castro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Palmeira, Paranaguá, Pinhais, Ponta Grossa, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

Situação em dezembro de 2019

 

 

Subcategorias

A Compagas contrata empregados através de Concurso Público, conforme inciso II do art. 37 da Constituição Federal e inciso II do art. 27 da Constituição do Estado do Paraná.

Para candidatar-se a emprego na Compagas, fique atento aos Editais de Concurso Público divulgados nesta página