sobre_cpg_1.png

Equipamento instalado na sede da Compagas tem o objetivo de manter o data center em funcionamento em caso de queda de energia

 

A área de Tecnologia e Sistemas da Informação da Compagas passa a contar com um novo equipamento. Trata-se de um gerador a gás natural que tem como principal objetivo garantir, em caso de queda de energia, a continuidade dos serviços operados no data center, bem como a segurança de informações e dos equipamentos. 


O sistema foi projetado para que, na falta de energia elétrica, o gerador assuma a carga e mantenha os servidores em operação. “Antes tínhamos apenas um nobreak que mantinha o data center funcionando por cerca de 40 minutos. Agora, com o gerador, minimizamos os riscos de danificar os equipamentos e conseguimos manter toda a operação dos sistemas”, destaca o gerente João Carlos Clemente Rodrigues.


O projeto teve a participação da Gerência de Vendas Industrial, Grandes Clientes e GNV para a compra do equipamento, que elaborou a especificação técnica e o memorial descritivo para atender a necessidade da TI. Futuramente, outro gerador deve ser instalado na sede da Compagas para cogeração de energia, ou seja, geração simultânea de energia térmica e elétrica.