sobre_gn_1.png

Indústria é a quarta do Paraná a implantar a tecnologia que apresenta entre as vantagens a redução de custos e o aumento da confiabilidade do sistema de energia

A Haas do Brasil iniciou neste mês a utilização do gás natural para a Geração de Energia Elétrica. A indústria está localizada em Curitiba, na Cidade Industrial, e passa a ser a quarta empresa do Paraná a implantar a tecnologia de geração de energia a partir do gás natural.

 

Entre as vantagens do processo de geração de energia elétrica a partir do gás natural está a redução de custos, uma vez que o valor da energia elétrica convencional ou da gerada pelo óleo diesel pode ser, atualmente, até 77% mais alto do que a gerada com o gás natural no horário de ponta. Outra vantagem do processo é o aumento da confiabilidade do sistema - em alguns casos, o motogerador a gás pode assumir cargas de emergência. Assim, com o sistema de geração de ponta, a empresa passa a contar com dois fornecedores de energia e se um falhar o outro pode assumir a carga, mantendo a operação. Como consequências, tem-se um possível aumento da produção e da lucratividade da empresa.

A Haas do Brasil também utiliza o gás natural em seu processo de produção desde o mês de junho deste ano. A fábrica produz máquinas e plantas para wafers, copinhos para sorvete, rolinhos de wafer, biscoitos, crackers, bolos e produtos aerados.