sobre_cpg_1.png

Conclusão das obras da rede está prevista para o primeiro semestre de 2016, mas o fornecimento imediato será viabilizado pelo sistema de gás natural comprimido (GNC)

(Curitiba, novembro de 2015) A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) deu início ao fornecimento de gás natural as empresas Cargill e Evonik, em Castro. Mesmo que a conclusão da rede de distribuição de gás natural para atendimento aos municípios de Carambeí e Castro tenha um cronograma com finalização prevista para o primeiro semestre de 2016, as empresas estão sendo abastecidas, de imediato, através do Gás Natural Comprimido (GNC) transportado pela Neogás. Após a finalização total das obras e obtenção das licenças necessárias para operação da Compagas, as indústrias serão interligadas à rede de distribuição de gás natural.


O investimento da Compagas nos Campos Gerais já soma mais de R$ 85 milhões para a construção de 76 km de rede ligando Ponta Grossa, Carambeí e Castro, dos quais restam apenas 1,7 km de trechos em rocha a serem finalizados. O gerente do segmento industrial da Compagas, Justino Pinho, destaca que o início do fornecimento de gás natural nesses municípios impulsiona o crescimento e o desenvolvimento econômico da região, entre outras vantagens. “O gás natural é um combustível mais limpo e oferece vantagens econômicas, ambientais e operacionais, além de benefícios competitivos à diferentes segmentos de mercado”, ressalta.
GNC
No modal GNC, o gás natural é comprimido e armazenado em conjuntos de cilindros, que são transportados até os pontos de consumo em carretas. Ao chegar ao local de consumo, o conjunto de cilindros é conectado a uma estação de descompressão e regulagem, possibilitando, o consumo final. Tal processo é contínuo para garantir o fornecimento ininterrupto do gás natural.
Uma das principais vantagens do gás natural comprimido é a criação de novos mercados de consumo em localidades não atendidas por redes de distribuição, possibilitando a utilização do gás natural em substituição a outros combustíveis. Além de Castro, a Compagas emprega a tecnologia no atendimento aos municípios de Colombo, Pinhais, São Mateus do Sul e Paranaguá.