sobre_cpg_1.png

Investimento de cerca de R$ 1 milhão será aplicado na implantação de dutos para atendimento ao setor residencial do município

 

(Curitiba, julho de 2016) A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) iniciou as obras de ampliação da rede de distribuição no município de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Neste ano, a previsão é investir cerca de R$ 1 milhão para a construção de 1,4 km de rede para atendimento ao segmento residencial da cidade.

 

A rede de gás natural da Compagas visa atender, inicialmente, a três condomínios do bairro Capela Velha, totalizando mil apartamentos, a partir de outubro de 2017. Com isso, Araucária se torna a terceira cidade do Estado do Paraná a ter abastecimento residencial de gás natural, depois de Curitiba e Ponta Grossa.

A empresa Thompson e Azevedo & Cia Ltda é a vencedora da licitação e contratada para executar as obras da linha tronco da rede de distribuição de gás natural que irá atender o segmento residencial em Araucária. O período de obras está programado para um total de 90 dias.

Uso do gás natural em residências - O gás natural apresenta como vantagens para o consumidor residencial o fornecimento contínuo, que elimina a preocupação do consumidor com estoque de combustível. Por ser canalizado, não é preciso destinar um local do edifício para armazenar botijões de gás, o que otimiza as áreas comuns dos empreendimentos e reduz o trânsito de caminhões que atrapalham o trânsito e os moradores. Além disso, por apresentar densidade específica menor que a do ar, em caso de vazamento, a dispersão do gás natural na atmosfera é mais rápida, reduzindo os riscos de acidentes.

A Compagas e o Gás Natural em Araucária - Atualmente, a Compagas fornece diariamente mais de 633 mil m³ de gás natural para Araucária. O consumo das 21 indústrias dos segmentos de fertilizantes, siderúrgicas, químicas, de plásticos, asfaltos, fundição, agroindústria, entre outras, e de um estabelecimento comercial representa cerca de 45% do volume comercializado pela Compagas, que é de cerca de 1,4 milhões de m³/dia (sem a térmica). 

A Compagas está presente em Araucária desde o início de operação da companhia no Estado. O primeiro cliente do município, a Adesi Indústria e Comércio de Adesivos Ltda, iniciou o consumo de gás, na época gás de refinaria, em novembro de 1998. Em 2000, o gás natural chegou ao Paraná e o City Gate da Compagas (estação de recebimento do gás natural vindo do gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol)) foi construído na região Industrial de Araucária. Em 2002, foi dado início ao fornecimento de gás natural à Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEG Araucária).