sobre_cpg_1.png

O diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra, passou a integrar o Conselho de Administração da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS). Lamastra representa as três distribuidoras de gás natural da Região Sul do país.

“É uma honra representar o Paraná e a Região Sul no Conselho de Administração. Nossa missão será discutir as propostas que visam a abertura do mercado de gás além de sugerir ações que permitam a ampliação da participação do gás natural na matriz energética regional e nacional”, destaca Lamastra.


A eleição aconteceu no mês de março. Lamastra assumiu a posição antes ocupada por Cosme Polêse, ex-presidente da SCGás. O Conselho de Administração é composto por membros da presidência, da diretoria de Estratégia e Mercado e por sete conselheiros que representam as Companhias das cinco regiões geográficas do Brasil.

A ABEGÁS – A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS) é uma sociedade civil sem fins lucrativos constituída em 02 de fevereiro de 1990. Congrega, como associadas, as empresas concessionárias dos serviços de distribuição de gás canalizado dos vários Estados da Federação, acionistas e empresas participantes da indústria do gás no Brasil.

Em seus 29 anos de existência, a ABEGÁS tem atuado para que ocorra a ampliação da oferta de gás natural no país, quer seja de produção nacional ou através de importação; no estímulo ao fortalecimento das empresas distribuidoras de gás canalizado em todos os Estados da Federação; no intercâmbio e na cooperação técnica e institucional entre seus associados e outras entidades e, bem como, na colaboração com órgãos do governo federal e dos governos estaduais na formulação de programas de desenvolvimento e fortalecimento da Indústria Brasileira do Gás Natural.

A ABEGÁS também representa o Brasil na International Gas Union (IGU), organização mundial que tem como objetivo promover o avanço técnico e econômico da Indústria do Gás Natural nos cinco continentes. Com membros associados de 67 países, a IGU coopera com as organizações nas mais diversas áreas do setor, da exploração, produção e indústria, até alcançar o consumidor final do gás natural.