sobre_cpg_1.png

Desburocratização, regularização das habitações multifamiliares e segurança na instalação do gás natural foram os principais temas abordados

 

O tema “Segurança nas Edificações” foi o tema da palestra promovida pela Companhia Paranaense de Gás - Compagas, em parceria com o Corpo de Bombeiros, na última quinta-feira, 16 de agosto, durante a Feira de Imóveis de Curitiba, no Centro de Eventos da Fiep, em Curitiba (PR).

O evento iniciou com a fala do 2o Tenente do Corpo de Bombeiros, Gustavo Henrique Ferreira Alves, do 1o Grupamento de Bombeiros - Curitiba Sul. Ele abordou o programa de desburocratização e a regularização das habitações multifamiliares, com base na lei 19.449/18, que regula o exercício do poder de polícia administrativa pelo Corpo de Bombeiros e institui normas gerais para a execução de medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres.

Ainda, o tenente abordou sobre a segurança nos prédios e explicou um passo a passo para requerer vistorias nestes locais. “Antes, o Corpo de Bombeiros não tinha poder fiscalizatório. Hoje multamos e conseguimos impor que as medidas sejam aplicadas. E, após o início destes trabalhamos, o número de incêndios caiu”, afirmou o tenente Alves.

Já a segurança em edificações residenciais, com o uso do gás natural - desde o planejamento, execução, manutenção e distribuição - foram os temas abordados por Alexandre Gonlçaves, engenheiro da Compagas, que também alertou sobre os aparelhos que mais merecem atenção dentro das residências, destacando os aquecedores a gás. “É sempre importante verificar os aquecedores a gás, a cada 12 meses. Quando a Compagas instala o gás, sempre verificamos os aquecedores. Se há irregularidades, avisamos o cliente. Caso ele não normalize, não iniciamos o fornecimento, pois a segurança está em primeiro lugar”, esclareceu o engenheiro da Compagas.