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COMUNICADO FATURAS COMPAGAS. FIQUE ATENTO!

Prezados cliente e público em geral:

A Compagas trabalha com um sistema de segurança eletrônico de primeira linha estando sempre vigilante em tudo que se refere aos nossos clientes.

Com o aumento em relação aos crimes cibernéticos é importantíssimo se atentar em relação a alguns cuidados básicos antes de efetuar qualquer pagamento.

Certifique-se de que toda cobrança em nome da Companhia Paranaense de Gás tenha sido enviada do domíEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Ressaltamos ainda que quaisquer informações pertinentes à Companhia Paranaense de Gás direcionadas por e-mail são originárias dos endereços: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Em caso de dúvidas em relação à legitimidade da fatura recebida, orientamos a:

1) acessar sua fatura na  2ª via pelo Agencia Virtual (https://virtual.compagas.com.br); ou;

2) entrar em contato diretamente com nossa Central de Atendimento através do 3004-3400 ou via e-mail no Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ; ou;

3) comparecer em nossa Agência Presencial localizada na Av. João Gualberto, 1000 11º andar – Alto da Glória.

 

Veja como proceder perante estas mensagens:

  1. Não execute arquivos recebidos via internet, especialmente de extensões ".exe", ".com" e ".scr. Programas executáveis podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
  2. Troque sua senha regularmente. É aconselhável que você troque sua senha periodicamente e misture letras e números para torná-la mais segura;
  3. Só abra mensagens, exiba imagens e baixe anexos de e-mails enviados por conhecidos;
  4. Ao receber um e-mail suspeito não clique em links. Ao serem acessados, esses links podem instalar vírus ou programas que coletam os dados digitados pelo usuário, inclusive informações sigilosas como dados bancários, senhas etc. Exclua imediatamente a mensagem;
  5. Não clique em links que vieram em mensagens de origem duvidosa;
  6. Tenha sempre um programa antivírus ou firewall (dispositivo de segurança) atualizado em seu computador;
  7. Evite abrir mensagens de remetentes desconhecidos, sobretudo as que contenham arquivos anexo.
  8. Os boletos que você recebe mensalmente de uma mesma empresa/banco normalmente são padronizados. Compare-os. Dificilmente a marca do banco e os códigos se alteram de um mês para outro.
  9. Se ao receber ou imprimir o boleto você identificar erros ortográficos, manchas ou borrões na impressão, formatação fora do padrão ou qualquer outra característica que pareça estranha, desconfie.
  10. É importante também que você não use sites de busca para encontrar o endereço do banco e/ou prestador de serviço. Digite o endereço direto no navegador! Não sabe o endereço correto? Lembre-se que o endereço da página da Compagas é www.compagas.com.br;
  11. Para garantir sua segurança, sempre confira as informações que estão no seu boleto, tanto na tela do computador quanto no documento impresso. Valor, nome do beneficiário, marca e código do banco e numeração do boleto devem ser iguais em todo o documento.

 ATENÇÃO: antes de autorizar o pagamento, confira se os dados do cedente são da Compagas – Companhia Paranense de Gás. QUALQUER CAMPO EM BRANCO É FRAUDE.

 Ressaltamos que o pagamento de boletos fraudados não isenta o cliente da obrigação de pagamento dos boletos oficiais e de eventuais cobranças adicionais de débitos.

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QUERO SER CLIENTE DA COMPAGAS!

Entre em contato com a Central de Atendimento da COMPAGAS (41) 3004 34 00 (Curitiba e Região Metropolitana) ou pelo Fale Conosco, informe o endereço e dados de consumo que um vendedor entrará em contato apresentando as condições de atendimento necessárias.

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COMO O GÁS NATURAL CHEGA AO CONSUMIDOR FINAL?

O gás natural é distribuído de forma canalizada, transportado através de tubulações. A distribuição também pode ser feita através de cilindros, com o gás em sua forma comprimida (GNC – gás natural comprimido) ou liquefeita (GNL – gás natural liquefeito).

A Compagas é responsável pela rede de distribuição do gás natural no Paraná.

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QUALQUER RESIDÊNCIA, CONDOMÍNIO OU ESTABELECIMENTO PODE RECEBER O GÁS NATURAL? SE NÃO, QUAIS SÃO AS RESTRIÇÕES?

O fornecimento depende da disponibilidade de rede, da avaliação técnico-comercial e dos custos envolvidos. Indústrias, estabelecimentos comerciais, edificações residenciais verticais (prédios) e horizontais (condomínios de casas) normalmente viabilizam economicamente o investimento inicial. Já para residências fora de condomínio a COMPAGAS ainda não dispõe de uma política comercial para atendimento, portanto não é economicamente viável ao usuário.

Os custos para casas e sobrados ainda estão sendo dimensionados e não há uma previsão para informar no momento.

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AS INSTALAÇÕES ATUAIS SÃO PARA GLP, POSSO UTILIZAR A MESMA INSTALAÇÃO?

Geralmente sim. Para tanto, a sua instalação deve estar dimensionada de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Quanto aos aparelhos (fogão, aquecedor, caldeiras, etc), é necessária a conversão dos queimadores para gás natural.

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O GÁS NATURAL É DISTRIBUÍDO EM BOTIJÕES?

O gás natural não é distribuído em botijões tipo P5, P8, P13, P20, P45 e P90, mas sim de forma canalizada, transportado através de tubulações. A distribuição também pode ser feita através de cilindros, com o gás em sua forma comprimida (GNC – gás natural comprimido) ou liquefeita (GNL – gás natural liquefeito).

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HÁ UMA TAXA MÍNIMA OU CONSUMO MÍNIMO?

Para o segmento residencial não há taxa mínima, nem consumo mínimo. Caso não ocorra uso do gás durante um determinado período, as faturas são enviadas mensalmente, porém sem valor a pagar.

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COMO É FEITA A COBRANÇA DO GÁS NATURAL?

A cobrança é feita mensalmente para clientes residenciais e comerciais, de acordo com a data de vencimento escolhida. No caso dos residenciais, há duas opções de faturamento, individual e coletivo. Para os clientes dos segmentos veicular e industrial a cobrança é feita de acordo com os contratos.

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O QUE DEVO FAZER EM CASO DE SUSPEITA DE VAZAMENTO DE GÁS NATURAL?

  • Feche imediatamente as válvulas de bloqueio geral e dos aparelhos a gás, interrompendo o fluxo de gás;
  • Não ligue nenhum aparelho elétrico, disjuntores, interruptores, etc;
  • Abra portas e janelas para permitir maior ventilação do ambiente possível;
  • Não utilize fósforos, velas ou qualquer outro dispositivo que produza chama ou centelha para localização do vazamento;
  • Retire do ambiente pessoas e animais de estimação.

Caso o cheiro ocorra somente quando algum aparelho a gás é utilizado, orientamos a chamar uma assistência técnica, pois é necessária a manutenção do aparelho.

- Ligue imediatamente para o PLANTÃO 24 HORAS da COMPAGAS 0800 643 83 83.

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AUMENTO DE CONSUMO

Aumento ou redução do valor na conta de gás, em geral, podem significar alterações nos hábitos de consumo.

Normalmente entre os meses de dezembro a março, em função do clima, férias e feriados, o consumo de gás natural tende a ser menor. Já entre os meses de abril a novembro, com temperaturas mais baixas, e algumas mudanças de hábitos ocorre maior consumo do combustível.

Deve-se também verificar se foi realizada a manutenção periódica nos aparelhos a gás. Essa revisão garante maior eficiência e conseqüente economia, como também evita acidentes com monóxido de carbono.

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DIFERENÇAS ENTRE GÁS NATURAL E GLP (gás de cozinha)?

As composições dos combustíveis são bem diferentes. O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é composto principalmente por gás propano e butano. É mais pesado que o ar e altamente inflamável. Já o GN (Gás Natural) é composto basicamente por metano. Por ser mais leve que o ar, dissipa-se com facilidade no ambiente em caso de vazamento e possui baixa inflamabilidade.

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COMO OBTER A FATURA DA COMPAGAS

Segmento Residencial e Comercial: A fatura pode ser obtida, de forma fácil e gratuita, pela Agência Virtual. Tenha em mãos o CPF do titular e e-mail previamente cadastrado em nossa Central de Atendimento e acesse Compagas Virtual. Após o login, clique no botão Minhas Faturas e acesse as informações.

Segmento Industrial acesse aqui a Agência Virtual

Caso tenha alguma dificuldade de acesso, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo 41 3004 3400.

 

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ONDE PAGAR A FATURA

A fatura da Compagas pode ser paga, a qualquer momento, via Internet Banking ou caixa eletrônico, somente nos bancos Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica e SICOOB, não sendo possível, porém, o pagamento na boca do caixa. Além dessas opções de bancos, o cliente poderá pagar sua fatura nas Lotéricas, limitado a R$2.000,00. Não é necessário solicitar atualização de boleto (data de pagamento).

Exceto clientes do segmento industrial.

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DÉBITO AUTOMÁTICO

No momento, este serviço está disponível nos Bancos Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Santander.

Para contratação, o cliente deve procurar sua agência e informar o código de usuário constante no corpo da fatura.

Alguns bancos disponibilizam o serviço de débito automático no próprio site ou caixa eletrônico. Veja se é o caso de seu banco.

Para maiores instruções clique aqui

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LIBERAÇÃO DO GÁS

Segmento Residencial:

Ao comprar ou alugar imóveis que possuam o gás natural na modalidade de medição individual (quando a fatura vem em nome do morador), deve-se entrar em contato com a Central de Atendimento da Compagas e informar os dados abaixo, além de enviar os documentos para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando no assunto - liberação:

Dados de Identificação Pessoal

Liberação para Pessoa Física:

  • Já foi ou é cliente da Compagas em algum momento?
    • Caso sim: O imóvel anterior ficará com fornecimento liberado?
    • Caso não: Deseja solicitar protocolo de desligamento?
      • Se não deseja o desligamento, favor informar o motivo;
      • Se sim, a Central de Atendimento abrirá a solicitação no imóvel anterior.
  • Cópia de Documento Pessoal com Foto:
    • Preferencialmente: CNH ou RG com CPF, ou
    • Carteirinhas de Órgão de Classe OAB/CREA ou demais órgãos que constem FOTO/CPF/FILIAÇÃO
  • Nome Completo;
  • CPF;
  • RG com Unidade Federativa (UF) e Órgão emissor;
  • Data de nascimento – dia-mês-ano;
  • Nome completo da mãe;
  • Telefones de contato: celular, fixo ou comercial (sendo obrigatório informar ao menos um);
  • E-mail;
  • Cliente ADERE a fatura digital?

Em caso de Titular diferente, encaminhar também as seguintes cópias de documentos:

  • Para cônjuge: Cópia da certidão de casamento ou união estável e
  • Para Filhos: Cópia da certidão de Nascimento ou RG ou CNH
  • Em caso de morte do titular:
    • Atestado de Óbito do presente titular;
    • Documentos que comprovem o vínculo com o titular;
    • Certidão de Casamento ou União Estável;
    • Certidão de Nascimento

Liberação para Pessoa Jurídica:

  • Já foi ou é cliente da Compagas em algum momento?
    • Caso sim: O imóvel anterior ficará com fornecimento liberado?
    • Caso não: Deseja solicitar protocolo de desligamento?
      • Se não deseja o desligamento, favor informar o motivo;
      • Se sim, a Central de Atendimento abrirá a solicitação no imóvel anterior.
  • Cópia do Contrato Social ou Estatuto Social;
  • Cartão do CNPJ e inscrição estadual;
  • Documento pessoal com foto dos responsáveis legais, preferencialmente RG com CPF ou CNH;
  • Telefones de contato: celular, fixo ou comercial (sendo obrigatório informar ao menos um);
  • E-mail;
  • Cliente ADERE a fatura digital?
  • Vinculo entre empresa e a pessoa física a qual está solicitando cadastramento.

Dados de Identificação Medidor do local:

  • Informar a Leitura Atual do Medidor da unidade (somente os números em preto);
  • Encaminhar foto do medidor junto com a documentação descrita acima (documentos pessoais + documento do imóvel).
Dados de Identificação do Imóvel:
 
  • Locatário:
    • Cópia da Fatura da Copel em nome do titular (emissão no máximo até 90 dias); ou
    • Cópia Fatura Operadora de TV a Cabo em nome do titular (emissão no máximo até 90 dias); ou
    • Cópia do contrato  de locação em nome do titular contendo todas as assinaturas.  
  • Proprietário:
    • IPTU atualizado (ano corrente) em nome do titular ou
    • Cópia da Fatura da Copel em nome do titular (emissão no máximo até 90 dias); ou
    • Cópia Fatura Operadora de TV a Cabo  em nome do titular (emissão no máximo até 90 dias); ou
    • Matricula Atualizada ou Contrato de Compra e Venda/Registro de Imóvel com emissão no máximo de 90 dias contento todas as assinaturas; ou
    • Taxa condominial em nome do titular, com emissão máxima de até 90 dias.

A liberação do gás natural só é realizada em dias úteis e com prazo de até dois dias úteis após o recebimento e conferência dos documentos enviados para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Não é necessária a presença de um responsável no local, e não há custos para a realização do serviço.

Os aparelhos adquiridos para GLP devem ser convertidos para gás natural. Para isso, deve-se entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pelo fabricante.

 

Segmento Comercial:

  • Antes da liberação é necessária uma vistoria do estabelecimento para verificar as condições de fornecimento;
  • O contrato e liberação são realizados conforme contrato e prazos estabelecidos diretamente com o cliente.

 

Demais segmentos:

  • O contrato e liberação são realizados conforme contrato e prazos estabelecidos diretamente com o cliente.

 

Formulário de Pedido de Ligação

 

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LACRE VERMELHO NO MEDIDOR DE GÁS

Caso você visualize um lacre no medidor de gás do seu apartamento com uma etiqueta vermelha conforme abaixo; verifique a data da conversão do seu edifício:

 

- Se já passou 90 dias da garantia, representa que a Compagas durante este período não teve acesso a sua unidade para a realização das adequações necessárias. Estas consistem em uma série de verificações como: o teste de estanqueidade; adequações no ambiente e demais melhorias em todos os apartamentos que disponibilizaram a entrada nas unidades no horário de trabalho aos nossos técnicos.

Desta forma, para a liberação do gás em sua residência com toda a segurança orientamos que:

Entre em contato com uma empresa de assistência técnica dos seus aparelhos. Esta deverá observar os seguintes pontos para a realização das adequações:

Pontos de válvulas dos aparelhos estarem com livre acesso

  • Flexíveis dos aparelhos conforme as normas
  • Duto de exaustão conforme as normas
  • Terminais de chaminé conforme as normas
  • Instalação dos estabilizadores de 3º estágio no fogão e aquecedor conforme as normas (se a pressão de fornecimento da prumada for 220mmca não é necessário)
  • Teste de estanqueidade com a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART. Nesta deverá estar explicitado a informação que se trata de obras Rede de gás interna / Teste de Estanqueidade, junto com carimbo e assinatura do técnico ou engenheiro responsável. Esse documento deverá ser encaminhado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - assunto - ART - Teste de Estanqueidade, constando os dados do endereço e apartamento.

Normas ABNT a serem observadas pelas empresas que prestam serviços:

  • NBR 13103 - Instalação de aparelhos a gás para uso residencial - Requisitos dos ambientes;
  • NBR 14177 - tubo flexível metálico para instalações de gás combustível de baixa pressão
  • NBR 15526 - Instalações internas para uso alternativo dos gases GN e GLP - Projeto e execução;
  • NBR 15358 - Redes de Distribuição para gases combustíveis em instalações Comerciais e Industriais - Projeto e Execução.
  • NBR 15590 – Regulador de Pressão para gases combustíveis
  • NBR 15923 – Inspeção de Rede de Distribuição Interna de gases combustíveis em instalações residenciais e instalação de aparelhos a gás para uso residencial – Procedimento

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DESLIGAMENTO

Segmento residencial

Ao se mudar, o titular da conta deve entrar em contato com a Central de Atendimento da COMPAGAS e solicitar o desligamento, para não responder por despesas de terceiros. Será realizado o bloqueio do fornecimento e leitura final do consumo do gás natural. O desligamento do gás natural só é feito em dias úteis e em até 48 horas da solicitação. A emissão da fatura final leva até 5 dias úteis.

Demais segmentos

É necessária a realização do distrato e análise do contrato, a fim de verificar eventuais multas rescisórias e faturas pendentes. .

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DECLARAÇÃO NEGATIVA DE DÉBITOS

Acessando a Agência Virtual clique em Extrato de Quitação. Este será anual. A fatura final, junto ao comprovante de pagamento, serve de quitação de débitos, pois possui o campo 'histórico de consumo e pagamento', onde constam as informações das últimas 12 faturas, com nº da nota fiscal, data de vencimento e data de efetivo pagamento.

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COMO INCLUIR OU EXCLUIR O NOME DO CÔNJUGE NA CONTA DE GÁS?

A Compagas está adaptando seus processos para atender a legislação vigente para inclusão dos nomes dos cônjuges nas faturas de gás a fim de atestar residência conforme Lei Estadual número 17.460, de 2013 .

Contudo, a fim de assegurar ao Titular da Conta a transparência do processo de inclusão ou exclusão e segurança das informações, informamos que o pedido deve ser realizado diretamente pelo Titular da Conta do gás, sendo necessário seu comparecimento na Agência Presencial de Atendimento para assinatura do Termo de Inclusão / Exclusão do Nome do Cônjuge apresentando obrigatoriamente:
  • documentos pessoais do Titular com foto; e
  • documentos pessoais do Cônjuge com foto; e
  • certidão de casamento ou comprovante de união estável.
Ressaltamos que conforme Lei, as pessoas com nome na fatura deverão morar no local em que serviço é prestado, sob pena de configurar crime de falsidade ideológica.

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MANUTENÇÃO DE APARELHOS A GÁS

A COMPAGAS fornece auxílio técnico apenas para questões relativas ao fornecimento do gás e equipamentos de nossa responsabilidade. Não realizamos manutenção em aparelhos a gás. Orientamos a procurar a assistência técnica autorizada ou indicada pelo fabricante.

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SUSPENSÃO DE FORNECIMENTO

O consumidor que tiver o fornecimento suspenso por inadimplência estará obrigado à quitação de todas as faturas pendentes e ao pagamento da taxa de religação no valor de R$105,91 (cento e cinco reais e noventa e um centavos) conforme tabela de preços publicada no diário oficial do Estado do Paraná em 14/09/2017 e, assim, terá o fornecimento restabelecido no prazo de até dois dias úteis após compensação bancária, a qual poderá ocorrer em até 3 dias úteis a depender da instituição bancária.

No caso de violação ou rompimento de lacre, ainda será imputada multa de 10% sobre a média do faturamento.

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CADASTRO COVID-19

Prezado Cliente,

Para atender os casos previstos na Lei, a COMPAGAS está cadastrando as unidades consumidoras que se enquadram ou comprovam as hipóteses contidas no artigo 3º da Lei nº 20.187, que proíbe o corte no fornecimento de luz, água e gás, enquanto durarem as medidas de isolamento social da pandemia:

I. famílias com renda per capita mensal de até 1/2 (meio) salário mínimo ou três salários mínimos totais;
II. idosos acima de sessenta anos de idade;
III. pessoas diagnosticadas com Coronavírus – Covid-19 ou outras doenças graves ou infectocontagiosas;
pessoas com deficiência;
IV. trabalhadores informais;
VI. comerciantes enquadrados pela Lei Federal como Micro e Pequenas Empresas ou Microempreendedor Individual.

Aos usuários enquadrados nessas categorias e que desejarem a sua inclusão nesse cadastro, é necessário o preenchimento  do formulário de autodeclaração no site da Compagas

Para acessar, clique aqui!

IMPORTANTE: A proibição do corte do fornecimento de gás é limitada ao período de duração das medidas de isolamento social da pandemia da Covid-19 e não exime o cliente do pagamento dos débitos acrescidos de
correção monetária, multa e juros previstos em lei.

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LEITURA DO MEDIDOR

A leitura é feita mensalmente e, conforme contrato:

Item 4.5: O USUARIO se obriga a ceder gratuitamente e manter a área onde estarão localizados o medidor e equipamentos da COMPAGAS livre e desimpedida, adotando outras medidas de proteção, responsabilizando-se ainda pelo ressarcimento de eventuais danos que venham a ser causados aos mesmos decorrentes de sua culpa. Item 4.6: A Compagas, ou terceiros por ela contratados, devidamente identificados, ficam autorizados a ingressarem na unidade consumidora para realização de leitura e manutenção do medidor ou equipamentos, bem como para execução dos serviços de instalação, construção e fiscalização.

Caso não seja possível o acesso para leitura, a cobrança será efetuada pela média de consumo dos últimos três meses. Em caso de dúvidas, verifique a leitura do medidor. _ _ _ _ _ m³ Registre apenas os números pretos, anteriores a vírgula. Os números vermelhos representam litros, que são desconsiderados na mediação.

Data da leitura: __/__/__

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CÁLCULO DA FATURA

A fatura da COMPAGAS é calculada da seguinte forma:

  1. O consumo (sem correção) é obtido subtraindo a leitura atual menos a leitura anterior;
  2. Sobre o consumo do período é aplicado (multiplicado) o fator de correção, obtendo-se assim, o consumo corrigido;
  3. Multiplica-se o consumo corrigido pela tarifa ( pelo preço) do m³ resultando no total a pagar (Preço Total) em R$. Essas informações estão registradas no campo 'consumo de gás' em sua fatura.

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APARELHOS A GÁS TAIS COMO AQUECEDOR DE PASSAGEM, PERDEM ALGUM RENDIMENTO QUANDO SE CONVERTE PARA O GÁS NATURAL?

É justamente isto que o processo de conversão garante, a manutenção da potência do equipamento. Logo, não há perda de rendimento quando realizada a conversão. Instalação inadequada é que causa queda de rendimento e riscos de acidentes.

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SOLICITAÇÃO DE VISITA ACADÊMICA OU PALESTRAS

Envie sua solicitação para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entre em contato pela nossa Central de Atendimento ao Cliente, que em breve entraremos em contato.

OUTRAS INFORMAÇÕES Caso tenha mais alguma dúvida, que não tenha localizado a informação, estamos disponíveis para atendê-lo pelo nosso SAC 0800 643 83 83 ou pelo Fale Conosco.

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ALERTA DE BOLETOS, E-MAILS E COMUNICAÇÕES FALSAS

A Compagas trabalha com um sistema de segurança eletrônico de primeira linha estando sempre vigilante em tudo que se refere aos nossos clientes.

Com o aumento em relação aos crimes cibernéticos é importantíssimo se atentar em relação a alguns cuidados básicos antes de efetuar qualquer pagamento:

Certifique-se de que toda cobrança em nome da COMPAGAS - Companhia Paranaense de Gás tenha sido enviada do domínio @compagas.com.br.
Ressaltamos ainda que quaisquer informações pertinentes à COMPAGAS direcionadas por e-mail são originárias dos endereços: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Em caso de dúvidas em relação à legitimidade da fatura recebida, orientamos a:
1) acessar sua fatura na  2ª via no Compagas Virtual (https://virtual.compagas.com.br) ou;
2) entrar em contato diretamente com nossa Central de Atendimento através do 3004-3400 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou;
3) comparecer em nossa Agência Presencial localizada na Av. João Gualberto, nº 1.000, 11º andar – Alto da Glória, Curitiba-PR.

Veja como proceder perante estas mensagens:
1.    Não execute arquivos recebidos via internet, especialmente de extensões ".exe", ".com" e ".scr. Programas executáveis podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
2.    Troque sua senha regularmente. É aconselhável que você troque sua senha periodicamente e misture letras e números para torná-la mais segura;
3.    Só abra mensagens, exiba imagens e baixe anexos de e-mails enviados por conhecidos;
4.    Ao receber um e-mail suspeito não clique em links. Ao serem acessados, esses links podem instalar vírus ou programas que coletam os dados digitados pelo usuário, inclusive informações sigilosas como dados bancários, senhas etc. Exclua imediatamente a mensagem;
5.    Não clique em links que vieram em mensagens de origem duvidosa;
6.    Tenha sempre um programa antivírus ou firewall (dispositivo de segurança) atualizado em seu computador;
7.    Evite abrir mensagens de remetentes desconhecidos, sobretudo as que contenham arquivos anexo.
8.    Os boletos que você recebe mensalmente de uma mesma empresa/banco normalmente são padronizados. Compare-os. Dificilmente a marca do banco e os códigos se alteram de um mês para outro.
9.    Se ao receber ou imprimir o boleto você identificar erros ortográficos, manchas ou borrões na impressão, formatação fora do padrão ou qualquer outra característica que pareça estranha, desconfie.
10.    É importante também que você não use sites de busca para encontrar o endereço do banco e/ou prestador de serviço. Digite o endereço direto no navegador! Não sabe o endereço correto? Lembre-se que o endereço da página da Compagas é www.compagas.com.br;
11.    Para garantir sua segurança, sempre confira as informações que estão no seu boleto, tanto na tela do computador quanto no documento impresso. Valor, nome do beneficiário, marca e código do banco e numeração do boleto devem ser iguais em todo o documento.

ATENÇÃO: antes de autorizar o pagamento, confira se os dados do cedente são da COMPAGAS – Companhia Paranaense de Gás. QUALQUER CAMPO EM BRANCO É FRAUDE!

Ressaltamos que o pagamento de boletos fraudados não isenta o cliente da obrigação de pagamento dos boletos oficiais e de eventuais cobranças adicionais de débitos.

 

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