comercial1.png

O GÁS NATURAL

O gás natural é um combustível de origem fóssil, formado pela mistura de hidrocarbonetos leves que permanecem no estado gasoso nas condições ambientes de temperatura e pressão, entre os quais se destaca o metano (CH4). Ele é encontrado na natureza normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo.

Como é extraído de jazidas, o gás natural é um produto incolor e inodoro, livre de enxofre. É mais leve que o ar e a sua combustão é completa – libera dióxido de carbono (CO2) e vapor de água. Com isso, o gás natural é uma energia ecológica e não poluente. A unidade básica de medida para o gás natural é o metro cúbico por dia (m3/dia). A energia produzida pela combustão do gás é usualmente medida em quilocaloria (kcal). Ou em – MMBTU - milhões de British Thermal Unit.

De acordo com um estudo elaborado pelo Professor Dmitri Vlassov, o gás é um dos combustíveis com menor índice de emissão CO2, ou gás carbônico. A crescente concentração deste gás pode implicar no aumento da capacidade da atmosfera de reter o calor e em fenômenos como o efeito estufa, inversões térmicas e aquecimento global. Com isso, pode-se dizer que o gás natural é um grande aliado para a redução de emissões de CO2 na atmosfera.

Veja o gráfico comparativo.

 

  • Vantagens
  • Aplicações
  • Rede de Distribuição

Segurança:

O gás natural possui densidade específica menor que a do ar, o que facilita a sua dispersão na atmosfera em caso de vazamento e reduz os riscos de acidentes.

Queima mais limpa:

Por encontrar-se no estado gasoso, por seu componente principal ser o metano e não conter condensados ou partículas, o gás natural mistura-se facilmente com o ar e mantém melhores condições de combustão do que outros combustíveis.

Fornecimento contínuo:

Toda a distribuição de gás natural é realizada por meio de redes subterrâneas, construídas de acordo com as normas de segurança vigentes, e que garantem mais segurança na utilização do combustível. O gás natural da Compagas tem fornecimento contínuo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Aproveitamento total:

Ao contrário do gás de botijão que deixa resíduos que não podem ser utilizados, o gás natural não produz desperdícios e o pagamento só é feito após o consumo.

Menos poluente:

O gás natural reduz a emissão de poluentes na atmosfera, pois os produtos resultantes da sua combustão são inodoros e com menor quantidade de óxido de enxofre e partículas de fuligem.

O gás natural pode ser utilizado por diversos segmentos de mercado.

Industrial Comercial
ResidencialVeicular

Em 2012, a companhia foi a primeira empresa de infraestrutura do Brasil a divulgar integralmente sua rede de distribuição. O “Mapa da Rede de Gás” traz as informações de onde o gás natural está disponível no estado do Paraná. Além do traçado atual da rede de distribuição, são mostrados também os locais onde a companhia atende via Gás Natural Comprimido (GNC) ou Gás Natural Liquefeito (GNL), indicando inclusive a localização dos postos revendedores de Gás Natural Veicular (GNV) no Estado.

 

Encontre mais informações sobre gás natural nos sites:

Ministério de Minas e Energia

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP

Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado – Abegás

CTGÁS-ER – Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis

EPE – Empresa de Pesquisa Energética