Quinta-Feira, 6 de Janeiro de 2011


Quatro Barras é o 10º município do Paraná a utilizar o gás natural


Unidade de compressão da White Martins possibilita levar os benefícios do combustível para áreas onde não há rede de distribuição

 

         O gás natural já está presente no município de Quatro Barras, através do gás natural comprimido (GNC). Com isso, o município se tornou o 10º do Paraná a contar com o combustível. O primeiro consumidor da cidade também é a primeira indústria do estado a utilizar o GNC em seu processo produtivo – a Michel Thierry do Brasil utiliza o combustível para a fabricação de tecidos automotivos, em substituição ao propano, derivado de petróleo.

         A presença do gás natural em Quatro Barras foi viabilizada pela White Martins, que ampliou a sua unidade de compressão em Araucária para atender à Michel Thierry e à crescente demanda das regiões não atendidas pelo gás canalizado. Assim, a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) fornece o gás natural através da sua rede de distribuição até a estação da White Martins, que o comprime e distribui aos seus clientes.

         A base de compressão de Araucária, primeira do estado a atender o segmento industrial, além de postos de combustíveis, é totalmente automatizada e foi construída com tecnologia de ponta. No local, o gás natural é comprimido e enviado para clientes por meio de carretas, denominadas Gasodutos Móveis. “A Região Metropolitana de Curitiba está em franca expansão e o gás natural é o combustível com as características ideais para alavancar ainda mais este desenvolvimento. Ele gera maior economia e menor impacto ambiental”, afirma Marcelo Rodrigues, diretor executivo da White Martins. Além da indústria de Quatro Barras, a White Martins abastece, com o GNC, o auto posto Mediterrâneo, de bandeira RDP/Petróleo, em Colombo.

         A tecnologia de compressão de gás foi desenvolvida para antecipar a chegada do combustível a regiões não atendidas por gasodutos ou redes de distribuição. A White Martins é precursora no fornecimento deste tipo de produto e tem desenvolvido parcerias com distribuidoras de gás de diversos estados do país, oferecendo soluções inovadoras para distribuição de gás natural.

 

Sobre a Compagas

A Compagas é a concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Estado do Paraná. Começou a operar em 1998, com o gás de refinaria canalizado e, a partir de 2000, iniciou a distribuição do gás natural vindo do gasoduto Bolívia-Brasil. Atualmente, atende mais de 9 mil clientes dos segmentos comercial, residencial, veicular, matéria-prima, cogeração, geração de energia, industrial e gás natural comprimido (GNC), que, juntos, consomem em média 1 milhão de m³/dia. No total, a Compagas possui mais de 540 km de rede de distribuição do gás natural em sete municípios (Curitiba, Ponta Grossa, Palmeira, São José dos Pinhais, Campo Largo, Balsa Nova e Araucária) e atende através do GNC os municípios de Colombo, Paranaguá e Quatro Barras.

 

Sobre a White Martins

         A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das principais empresas de gases industriais e medicinais do mundo e única a fazer parte pelo oitavo ano consecutivo do Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Seu portfólio de produtos inclui gases atmosféricos (oxigênio, nitrogênio e argônio), gases de processo (gás carbônico, acetileno, hidrogênio, misturas para soldagem), gases especiais e medicinais, cilindros de aço sem costura, equipamentos para aplicação, transporte e armazenamento de gases, soluções para o mercado de gás natural, nas áreas de GNV (Gás Natural Veicular), GNC (Gás Natural Comprimido) e GNL (Gás Natural Liquefeito), e tratamento de água e efluentes.

         A White Martins investe em inovação para tornar seus negócios e suas operações cada vez mais sustentáveis. Em reconhecimento a este trabalho, a companhia acaba de ser listada entre as 12 empresas mais inovadoras do Brasil, pela revista Época Negócios, da Editora Globo, e pela renomada consultoria de gestão global A.T Kearney. Cento e vinte empresas se inscreveram na segunda edição do prêmio, que é realizado também em 15 países europeus e nos Estados Unidos. O júri foi composto por especialistas em inovação, representantes da consultoria e jornalistas da Época Negócios.

 

Mais informações:

Binômio Comunicação - Assessoria de Comunicação da Compagas

Adriana Taques Mussi Endres – adriana@binomio.com.br

Tel: (41) 3521-7981/9953-1247

Ana Paula Vendrametto - binomio@binomio.com.br

Tel: (41) 3521-7679 / 9207-3078

 

In Press Porter Novelli – Assessoria de Imprensa White Martins

Daniela Melina– daniela.melina@inpresspni.com.br  

Tel: (21) 3723-8114 / 9127-1440

Jacqueline Breitinger – jacqueline.breitinger@inpresspni.com.br

Tel: (21) 3723-8108 / 9465 9633


Fonte: Assessoria de Comunicação da Compagas

2014
2013
2012
2011
2010
2009
2008
2007
2006
2005

Clique aqui e conheça mais sobre o Gás Natural da COMPAGAS. Entenda de que forma ele pode trazer mais economia e segurança para sua residência, para sua empresa e para o seu veículo. Esta fonte de energia revolucionária é usada a muito tempo em diversos países desenvolvidos e agora está a sua disposição. Aproveite!




COMPAGAS copyright © 1999-2005