EMERGÊNCIAS E DEMAIS LOCALIDADES

0800 643 8383

CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

3004 3400

Compagas assina Carta Compromisso de estímulo ao biogás e biometano durante o Show Rural 2025



Distribuidora tem trabalhado na introdução do biometano em sua rede e no desenvolvimento dos Corredores Sustentáveis no Paraná

Curitiba, 12 de Fevereiro de 2025 – A Compagas participou nesta terça-feira, do 37º Show Rural Coopavel, em Cascavel, um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro. O dia, dedicado ao biogás e biometano, contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior que assinou uma série de protocolos e compromissos para o desenvolvimento da cadeia de combustíveis renováveis no Estado, dentre eles, a Carta de Compromisso do Biogás e Biometano, marcando o lançamento dos Corredores Sustentáveis no Paraná. A carta também foi assinada pela Compagas e por entidades do agronegócio, transportadoras e do poder público estadual.

O objetivo é estimular no Estado a introdução do biogás e do biometano no transporte de cargas, por meio do aproveitamento de dejetos e resíduos agroindustriais. O projeto prevê, a longo prazo, o fornecimento de gás natural e biometano em postos de combustível localizados ao longo de 4.586 quilômetros de estradas que cruzarão 147 municípios. Outros 159 municípios serão beneficiados por estarem localizados em um raio de até 20 quilômetros do corredor.

A Compagas iniciou a operação no ano passado, conectando os municípios de Paranaguá e Londrina, interligando as regiões Leste e Norte do Estado. No percurso de 320 km, 11 postos de abastecimento de veículos leves e pesados movidos a gás, especialmente caminhões, já estão em funcionamento. Essa rota garante a autonomia de trajeto do interior até o Porto de Paranaguá, facilitando o escoamento da safra com um transporte mais sustentável, além de integrar o Paraná às rotas de São Paulo e Santa Catarina.

Ratinho Junior destacou a importância da atuação conjunta entre Estado e setor produtivo para o fortalecimento da cadeia do biogás. “Com o financiamento a juro zero que nós temos e a vontade da Compagas de fazer toda essa integração, vamos alavancar uma renda gigantesca para os nossos produtores rurais, mas, acima de tudo, consolidar o Paraná como esse grande produtor de energia limpa do Brasil”, afirmou.

O setor de transporte é o maior consumidor de energia do Brasil, representando 33% do total de energia consumida no país. Diariamente, são vendidos 186 milhões de litros de diesel para esse setor, dos quais 23% precisam ser importados, ou seja, cerca de 42 milhões de litros de diesel por dia. Segundo Rafael Lamastra, CEO da Compagas, a distribuidora tem intensificado seu compromisso com o desenvolvimento sustentável dos municípios paranaenses ao expandir suas iniciativas para integrar fontes de energia limpa e renovável. “Um de nossos projetos tem o objetivo de distribuir biometano por meio das redes de gás canalizado, alinhando essa iniciativa à nossa estratégia de transformação da matriz energética e promovendo a ampliação do uso do biometano, uma fonte 100% renovável e ambientalmente limpa”, afirmou Lamastra.

Na continuidade da expansão dos Corredores Sustentáveis no Paraná, a expectativa é de que em 2025 seja colocada em operação a rota Maringá-Paranaguá e, nos anos seguintes, outras interligações no Estado. “O papel da Compagas é promover esse desenvolvimento, ser um facilitador. Anunciamos aqui o projeto dos Corredores Sustentáveis e somos o primeiro Estado que está fazendo a implantação de algo desse tipo, conectando o Interior com o Litoral. Além disso, temos o objetivo de interligar os principais centros de produção em que o agronegócio está, com Curitiba e as artérias que levam ao Norte-Sul do País e ao Porto de Paranaguá”, destacou Lamastra.

O evento contou ainda com a presença do Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, de secretários de estado, de entidades do setor agropecuário, além do CIBIOGAS e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR)

Corredores Sustentáveis

O projeto Corredores Sustentáveis teve origem em iniciativas na Europa, onde rotas e infraestrutura de abastecimento de gás natural foram estruturadas para o transporte de cargas, permitindo a cobertura das principais rotas de escoamento de mercadorias e a diversificação energética no setor.

No Brasil, o projeto começou no Paraná por meio da Compagas e se expandiu para diversos estados do país. Estudos e projetos semelhantes já estão em andamento em todas as regiões brasileiras, visando a interiorização e o alcance do gás natural e/ou biometano em postos de abastecimento, com foco na viabilidade de rotas logísticas para veículos pesados. No total, mais de 50 rodovias foram mapeadas e pontos estratégicos georreferenciados para integrar a malha nacional de transporte.

As rotas mapeadas pela Compagas fazem parte de um projeto de médio e longo prazo, com previsão de desenvolvimento até o final do contrato de concessão, válido até 2054. A primeira rota em operação liga o Norte do Paraná à região Leste, com destaque para o Porto de Paranaguá, um dos principais polos logísticos do estado.

Além disso, novas rotas, especialmente na região Oeste do Paraná, serão desenvolvidas a médio prazo, baseadas na identificação de demandas específicas para o consumo de gás natural ou biometano. Isso permitirá a implantação de redes isoladas e a criação de novos polos de consumo, promovendo o crescimento econômico sustentável da região.

Acompanhe nossas redes sociais!

https://www.instagram.com/compagasoficial/

facebook.com/compagas

https://www.linkedin.com/company/companhia-paranaense-de-gas-compagas/mycompany/

Já sou Cliente        2ª Via da Fatura        Liberação de Gás        Quero ser Cliente