EMERGÊNCIAS E DEMAIS LOCALIDADES

0800 643 8383

CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

3004 3400

Compagas recebe 14 propostas em chamada pública para aquisição de biometano



Novo volume apresentado pode ultrapassar a marca de 320 mil m³/dia

A Compagas recebeu 14 propostas de 10 empresas em sua segunda chamada pública para aquisição de biometano. As propostas somadas podem ultrapassar o potencial diário de 320 mil m³ de gás natural renovável para o Paraná. Esse volume é muito próximo da atual produção nacional, que está atualmente em cerca de 400 mil m³/dia, e confirma a acertada estratégia da Companhia em investir na inserção do combustível renovável em sua matriz de suprimento para atender seu mercado consumidor e expandir sua atuação no Estado.

O CEO da Companhia, Rafael Lamastra Júnior, destaca o resultado do processo. “A estratégia da Compagas está no desenvolvimento de um mercado sustentável e eficiente, com energia renovável. Nossa meta é distribuir até 2026, 15% de biometano, o que corresponde a cerca de 100 mil m³/dia de gás renovável, e o resultado dessa nova chamada consolida nossas expectativas de que será possível alcançar esse objetivo”.

Nas propostas recebidas pela Compagas, a produção do biometano está associada ao aproveitamento energético a partir dos resíduos sólidos urbanos gerados pelos municípios e do agronegócio, por meio das usinas de açúcar, etanol, da suinocultura e da bovinocultura. As empresas produtoras de biometano apresentaram suas propostas para as regiões Norte, Norte-Central, Metropolitana, Centro-Oriental e Oeste do Paraná. Há projetos para injeção do biometano nas redes de distribuição já instaladas pela Compagas, além de iniciativas novas para ampliação da oferta via rede isolada.

A iniciativa integra a estratégia da Companhia de transformação da sua matriz energética, favorecendo o aumento da distribuição do biometano, uma energia limpa e 100% renovável, para atender os usuários paranaenses e expandir a sua atuação para outras regiões do Estado. “O Paraná é líder em sustentabilidade no País e tem no agronegócio uma gigantesca força para a geração de biogás e biometano e nós vamos aproveitar esse potencial para transformar de forma progressiva a nossa matriz energética”, destaca Lamastra.

SEGUNDA CHAMADA – Essa é a segunda chamada pública realizada pela Compagas especificamente para aquisição de biometano. A iniciativa marca o início de uma série de ações da empresa com foco em sustentabilidade e compromisso com o meio ambiente, denominada Compagas +Verde. O prazo de recebimento das ofertas foi encerrado no dia 15 de março e agora as propostas serão analisadas e negociadas pela equipe técnica da Compagas.

Todas as informações da chamada pública estão disponíveis no link: https://www.compagas.com.br/chamadas-publicas/chamada-publica-para-aquisicao-de-biometano-no-001-2024/

Acompanhe nossas redes sociais!

https://www.instagram.com/compagasoficial/

facebook.com/compagas

https://www.linkedin.com/company/companhia-paranaense-de-gas-compagas/mycompany/

Quero saber mais