EMERGÊNCIAS E DEMAIS LOCALIDADES
0800 643 8383CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA
3004 3400COMPLIANCE E INTEGRIDADE
O Programa de Compliance e Integridade da Compagas refere-se a um conjunto mecanismos e procedimentos relacionados à gestão de riscos, controles internos, auditoria interna, incentivo à denúncia de irregularidades e aplicação efetiva do Código de Conduta e Integridade que visam à prevenção, detecção e combate a qualquer tipo de ilegalidade ou irregularidade em apoio à boa governança, de forma a assegurar os valores da Companhia e a conformidade com as leis e regulamentos.
A Compagas apresenta seus pilares
de Compliance e Integridade:

1. Suporte da Alta Administração
Na Compagas a Alta Administração apoia e se envolve no planejamento e na execução das ações relacionadas à Compliance e Integridade.

2. GESTÃO DE RISCOS
Toda atividade implica algum tipo de risco, que pode tornar-se uma oportunidade ou um evento que necessita de monitoramento. Conhecer os riscos potenciais e seus impactos na Companhia é essencial para o alcance dos objetivos do negócio. A integração das práticas de gerenciamento de riscos corporativos por toda a Companhia possibilita a melhoria contínua dos resultados ao conectar mais estreitamente a estratégia e os objetivos do negócio ao risco ao qual a organização está sujeita.

3. CÓDIGO DE CONDUTA, POLÍTICAS E REGIMENTOS
Os princípios que norteiam o relacionamento da Compagas com os principais públicos envolvidos em sua atuação estão representados no Código de Conduta e Integridade e nas políticas e regimentos da Companhia.
Toda a documentação está consoante com as boas práticas de governança corporativa e pautada nos valores da Compagas.
Política de Avaliação Anual de Desempenho dos Órgãos Estatutários
Política do Canal de Denúncias
Política de Contratação de Serviços de Auditoria Independente
Política de Distribuição de Dividendos
Política de Divulgação de Informações Relevantes
Política de Gestão de Ativos Patrimoniais
Política de Gestão de Riscos Administrativos
Política de Gestão Integrada de Riscos Corporativos
Política de Governança Corporativa
Política de Indicação de Administradores
Política de Compliance e Integridade
Política de Práticas Contábeis
Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
Política de Segurança da Informação
Política de Transação com Partes Relacionadas e Conflitos de Interesse

4. CONTROLES INTERNOS
A estrutura de controles da Compagas estabelece mecanismos de governança pautados nos princípios do Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) e no Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, para prevenção de ações prejudiciais à Companhia. De acordo com estes princípios, e considerando o modelo publicado pelo The Institute of Internal Auditors, os controles estão presentes nas 1ª, 2ª e 3ª linhas.
• Primeira Linha: Formada pela Diretoria Executiva, gerentes e assessores das áreas e coordenadores além dos gestores de projetos e processos. Esta linha é responsável por identificar e avaliar os riscos e conduzir os procedimentos de controles rotineiramente a fim de mitigar as vulnerabilidades de suas atividades;
• Segunda Linha: Fornece estruturas de gerenciamento de riscos, controles internos e compliance, auxiliando a 1ª linha no desenvolvimento de processos e controles eficazes. A Gerência de Governança, Risco e Compliance atua na 2ª linha;
• Terceira Linha: Realiza avaliações independentes sobre a eficácia da governança, do gerenciamento de riscos e dos controles internos, incluindo a forma como a 1ª e a 2ª linhas alcançam os objetivos de gerenciamento de riscos e controle. A Auditoria Interna integra a 3ª linha.

5. AUDITORIA INTERNA
A Auditoria Interna é estrutura organizacional independente, responsável por aferir a adequação do controle interno e a efetividade do gerenciamento de riscos, recomendando, quando necessário, melhorias nos processos, além de realizar relatos periódicos de suas avaliações ao Comitê de Auditoria Estatutário e ao Conselho de Administração.

6. CANAIS DE COMUNICAÇÃO E INTEGRIDADE
Canal de Denuncias
O Canal de Denúncias da Compagas é uma ferramenta independente, imparcial e sigilosa que tem por objetivo a promoção de um ambiente corporativo transparente e ético. Para saber mais sobre o Canal de Denúncias acesse aqui
Ouvidoria
Uma das formas de melhorar continuamente é dar importância às manifestações dos nossos clientes e de toda a sociedade. Para isso existe a Ouvidoria da Compagas. Para saber mais sobre a Ouvidoria acesse aqui
Atendimento aos titulares de dados
A lei nº 13.709/2018 traz em seu Art.18 o rol de direitos garantidos ao titular de dados pessoais. Para saber mais e entrar em contato com nossa Encarregada de Dados, acesse aqui

7. TREINAMENTO E COMUNICAÇÃO
Oferecidos com o objetivo de orientar a conduta e os atos de todas as pessoas que exercem atividades em nome da Compagas e capacitar os envolvidos nos processos organizacionais para o desenvolvimento de atividades.

8. INVESTIGAÇÕES INTERNAS
Comissão de Ética e Apuração Interna (CEAI) constituída para apuração das denúncias recebidas, orientação e aconselhamento sobre a ética profissional dos empregados, dúvidas sobre o código de conduta e integridade e atuação nas atividades relacionadas à prevenção de desvios comportamentais. E-mail de contato: ceai@compagas.com.br