Este documento estabelece diretrizes para o recebimento, retenção e tratamento de comunicações efetuadas no Canal de Denúncias da Compagas….
EMERGÊNCIAS E DEMAIS LOCALIDADES
0800 643 8383CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA
3004 3400COMPLIANCE E INTEGRIDADE
O Programa de Compliance e Integridade da Compagas refere-se a um conjunto de mecanismos e procedimentos relacionados à gestão de riscos, controles internos, auditoria interna, incentivo à denúncia de irregularidades e aplicação efetiva do Código de Conduta e Integridade que visam à prevenção, detecção e combate a qualquer tipo de ilegalidade ou irregularidade em apoio à boa governança, de forma a assegurar os valores da Companhia e a conformidade com as leis e regulamentos.
Pilares de Compliance e Integridade
Suporte da Alta
AdministraçãoGestão de
RiscosNormativos
OrganizacionaisComunicação e
TreinamentoMonitoramento
Suporte da Alta Administração
Este pilar representa o comprometimento e o apoio incondicional da Alta Administração da Companhia para o fomento de uma cultura ética e íntegra, assim como a independência e a autoridade da estrutura interna responsável pela gestão e fiscalização do Programa de Compliance e Integridade.
A Alta Administração desempenha um papel de extrema importância para garantir que o planejamento e a execução das ações do Programa sejam uma preocupação constante da organização, além de servir como exemplo para que os colaboradores e terceiros prezem pela manutenção de um ambiente ético.
Como exemplo do comprometimento da Alta Administração em garantir a implementação e eficácia do Programa de Compliance e Integridade, destacam-se as ações que refletem as boas práticas de mercado, tais como: a criação do Código de Conduta e Integridade, a manutenção de canais de comunicação e integridade eficazes como o Canal de Ouvidoria e o Canal de Denúncias, a criação da Comissão de Ética e Apuração Interna, bem como a disponibilização de recursos necessários para a implementação do Programa de Compliance e Integridade.
Gestão de Riscos
Este pilar representa o comprometimento e o apoio incondicional da Alta Administração da Companhia para o fomento de uma cultura ética e íntegra, assim como a independência e a autoridade da estrutura interna responsável pela gestão e fiscalização do Programa de Compliance e Integridade.
Toma como base as diretrizes do COSO ERM e o Modelo de Três Linhas do IIA.
1ª Linha
2ª Linha
3ª Linha
Formada pela Diretoria Executiva, gerentes e assessores das áreas e coordenadores além dos gestores de projetos e processos. Esta linha é responsável por identificar e avaliar os riscos e conduzir os procedimentos de controles rotineiramente a fim de mitigar as vulnerabilidades de suas atividades.
Fornece estruturas de gerenciamento de riscos, controles internos e compliance, auxiliando a 1ª linha no desenvolvimento de processos e controles eficazes. A Gerência de Governança, Risco e Compliance atua na 2ª linha.
Realiza avaliações independentes sobre a eficácia da governança, do gerenciamento de riscos e dos controles internos, incluindo a forma como a 1ª e a 2ª linhas alcançam os objetivos de gerenciamento de riscos e controle. A Auditoria Interna integra a 3ª linha.
Cabe à Gerência de Governança, Risco e Compliance avaliar e monitorar os riscos corporativos e a eficácia dos mecanismos de controles internos, bem como realizar reportes periódicos dessas ações à alta administração.
Normativos Organizacionais
Os normativos organizacionais compreendem todos os documentos emitidos pelas áreas de negócios da Compagas cujo objetivo seja padronizar e/ou definir diretrizes e procedimentos para a execução de determinada atividade. Também representam um conjunto de regras e regulamentos que definem as expectativas e os padrões de conduta dentro da organização.
A Compagas possui robusta estrutura de normativos organizacionais categorizados de acordo com sua abrangência e nível de detalhamento, conforme demonstrado abaixo:
Comunicação e Treinamento
Visando fortalecer os valores da Companhia, a ética, a integridade, a transparência e a cultura de gestão de riscos e de controle, são realizadas ações de comunicação e treinamento a todos os colaboradores da Compagas, de todos os níveis hierárquicos.
As ações de comunicação têm como objetivo dar publicidade e garantir a transparência de todas as atividades da Companhia, além de orientar e conscientizar todas as partes interessadas.
Já os treinamentos ocorrem por meio de ações institucionais, que incluem cursos, palestras e demais eventos de forma presencial e online com vistas à capacitação, aperfeiçoamento e prevenção de situações de risco.
As ações de comunicação e treinamento são desenvolvidas com base nas avaliações de riscos, com o objetivo de identificar e priorizar as áreas e processos de negócios mais vulneráveis.
Monitoramento
O monitoramento do Programa de Compliance e Integridade é etapa fundamental para garantir a eficácia e a conformidade contínua das medidas implementadas, a fim de identificar falhas, buscar atualizações, verificar sua conformidade às leis e identificar oportunidades de aprimoramento. Entre as práticas adotadas para realizar o monitoramento do Programa, destacam-se:
-
Avaliações de Riscos e Controles internos cujos resultados são reportados à alta administração.
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Apuração das Denúncias recebidas pelo Canal de Denúncias da Compagas pela Comissão de Ética e Apuração Internas.
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Autoavaliação do Programa, realizada uma vez ao ano por meio de metodologia própria, como instrumento complementar para analisar a eficácia do Programa.
Normativos
Organizacionais
Política de Transação com Partes Relacionadas e Conflitos de Interesse
Este documento estabelece diretrizes e princípios que contribuam para assegurar que as Transações entre Partes Relacionadas (TPRs) sejam realizadas no…
Política de Sustentabilidade
Este documento Este documento estabelece as diretrizes de sustentabilidade norteadoras das ações da Compagas….
Política de SMS
Este documento estabelece os compromissos da Compagas para com a segurança de suas redes de distribuição, com a proteção ao…
Política de Segurança da Informação
Este documento estabelece princípios e diretrizes de Segurança da Informação a serem observadas e aplicadas no âmbito da Compagas….
Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
Este documento estabelece diretrizes para a coleta e o tratamento dos dados pessoais de pessoas físicas, que sejam clientes, empregados,…
Política de Práticas Contábeis
Este documento define as diretrizes Contábeis e Financeiras da COMPAGAS, de acordo com a legislação e demais regramentos vigentes, bem…
Política de Porta Vozes
Este documento estabelece as diretrizes estratégicas de relacionamento com canais de comunicação, atuando tanto na divulgação e fortalecimento da imagem…
Política de Patrocínios
Este documento, apresenta a Política de Patrocínio da Compagas, a qual traça as diretrizes para atuação como patrocinadora e dá…
Política de Governança Corporativa
Este documento estabelece o padrão e as melhores práticas de governança corporativa no âmbito da Compagas….
Política de Gestão Integrada de Riscos Corporativos
Este documento estabelece as diretrizes para a gestão integrada de riscos corporativos no âmbito da Compagas….
Política de Gestão de Ativos Patrimoniais
Este documento estabelece as diretrizes para a implementação de regras e procedimentos visando à adequada gestão de ativos patrimoniais da…
Política de Divulgação de Informações Relevantes
Este documento estabelece diretrizes que deverão ser observadas e seguidas por todas as pessoas vinculadas no que tange à divulgação…
Política de Distribuição de Dividendos
Este documento estabelece os princípios e diretrizes quanto ao pagamento dos dividendos pela Companhia Paranaense de Gás – COMPAGAS….
Política de Cookies
Este documento estabelece princípios e diretrizes para o tratamento de cookies relativos aos usuários que visitam e utilizam as funcionalidades…
Política de Contratação de Serviços de Auditoria Independente
Este documento estabelecer diretrizes para contratação de serviços de auditoria independente emanutenção de sua independência no âmbito da Compagas….
Política de Comunicação
Este documento tem como objetivo nortear um processo de construção de conceitos ediretrizes claras de atuação em comunicação, a partir…
Política de Compliance e Integridade
Este documento estabelecer princípios e diretrizes de compliance e integridade a serem observados na condução dos negócios da Compagas, visando…
Política de Avaliação Anual de Desempenho dos Órgãos Estatutários
Este documento estabelece as diretrizes e as orientações para o processo de avaliação anual de desempenho, de forma individual e…
Código de Conduta
O Código de Conduta e Integridade apresenta os princípios éticos quenorteiam as ações e os compromissos da Compagas. Tem como…
Canais de Comunicação
Canal de Denúncias
Ferramenta independente, imparcial e sigilosa que tem por objetivo a promoção de um ambiente corporativo transparente e ético.
Ouvidoria
Uma das formas de melhorar continuamente é dar importância às manifestações dos nossos clientes e de toda a sociedade.
Atendimento aos Titulares de Dados
A lei nº 13.709/2018 traz em seu Art.18 o rol de direitos garantidos ao titular de dados pessoais. Entre em contato com nossa Encarregada de Dados.
Investigações Internas
Comissão de Ética e Apuração Interna (CEAI) constituída para apuração das denúncias e atuação nas atividades relacionadas à prevenção de desvios comportamentais.
Contato: ceai@compagas.com.br
Qual o objetivo do Programa de Compliance e Integridade ?
O Programa tem como objetivo prevenir, detectar e remediar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos. Está alinhado aos valores da Companhia e segue as orientações da Controladoria Geral da União – CGU e Controladoria Geral do Estado do Paraná – CGE/PR, órgãos de referência na promoção de ética e integridade
A quem de destina o Programa de Compliance e Integridade ?
O Programa se destina a todos os colaboradores da Compagas, incluindo os membros da Diretoria, do Conselho de Administração, dos Comitês Estatutários e do Conselho Fiscal, empregados, estagiários, fornecedores, prestadores de serviços e demais partes interessadas.
Quem faz a gestão do Programa de Compliance e Integridade ?
A gestão do Programa é realizada pela Gerência de Governança, Risco e Compliance e a aplicação dos mecanismos envolve todas as áreas da Companhia, que, de acordo com as suas especialidades, garantem o adequado funcionamento e aprimoramento das medidas implementadas.
Como é feita a autoavaliação do Programa ?
A autoavaliação é realizada uma vez ao ano por meio de metodologia própria, sendo um instrumento complementar para analisar a eficácia do Programa. O método identifica com amplitude todos os detalhes do funcionamento do Programa relacionando os aspectos legais e as melhores práticas. A autoavaliação permite que sejam verificados pontos específicos de melhoria ou correção tendo como base o cumprimento dos objetivos e metas definidas pela organização.
Como é feita a comunicação do Programa ?
Por meio do envio de comunicados internos sobre assuntos relacionados ao setor de gás, negócios e projetos realizados pela Compagas, recursos humanos, compliance e integridade e saúde e segurança. Bem como pela disponibilização de informações no Portal de Governança Corporativa e no Portal de Compliance e Integridade, ambos publicados na homepage do Site da Compagas
Como é feito o treinamento do Programa ?
É realizado anualmente, com o quadro de colaboradores, treinamento sobre o Código de Conduta e Integridade, bem como treinamentos de aprimoramento em Governança Corporativa para os membros da alta administração. Atualizações acerca do mercado de gás, gestão de riscos e controles internos, saúde e segurança, entre outros.
Perguntas
Frequentes
Princípios, Compromissos e Diretrizes
O Programa de Compliance e Integridade é baseado nos princípios, compromissos e diretrizes estabelecidos na Política de Compliance e Integridade da Compagas.