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COMPLIANCE E INTEGRIDADE

O Programa de Compliance e Integridade da Compagas refere-se a um conjunto de mecanismos e procedimentos relacionados à gestão de riscos, controles internos, auditoria interna, incentivo à denúncia de irregularidades e aplicação efetiva do Código de Conduta e Integridade que visam à prevenção, detecção e combate a qualquer tipo de ilegalidade ou irregularidade em apoio à boa governança, de forma a assegurar os valores da Companhia e a conformidade com as leis e regulamentos.

Pilares de Compliance e Integridade

  • Suporte da Alta
    Administração
  • Gestão de
    Riscos
  • Normativos
    Organizacionais
  • Comunicação e
    Treinamento
  • Monitoramento

Suporte da Alta Administração

Este pilar representa o comprometimento e o apoio incondicional da Alta Administração da Companhia para o fomento de uma cultura ética e íntegra, assim como a independência e a autoridade da estrutura interna responsável pela gestão e fiscalização do Programa de Compliance e Integridade.


A Alta Administração desempenha um papel de extrema importância para garantir que o planejamento e a execução das ações do Programa sejam uma preocupação constante da organização, além de servir como exemplo para que os colaboradores e terceiros prezem pela manutenção de um ambiente ético.

Como exemplo do comprometimento da Alta Administração em garantir a implementação e eficácia do Programa de Compliance e Integridade, destacam-se as ações que refletem as boas práticas de mercado, tais como: a criação do Código de Conduta e Integridade, a manutenção de canais de comunicação e integridade eficazes como o Canal de Ouvidoria e o Canal de Denúncias, a criação da Comissão de Ética e Apuração Interna, bem como a disponibilização de recursos necessários para a implementação do Programa de Compliance e Integridade.

Gestão de Riscos

Este pilar representa o comprometimento e o apoio incondicional da Alta Administração da Companhia para o fomento de uma cultura ética e íntegra, assim como a independência e a autoridade da estrutura interna responsável pela gestão e fiscalização do Programa de Compliance e Integridade.

Toma como base as diretrizes do COSO ERM e o Modelo de Três Linhas do IIA.

  • 1ª Linha
  • 2ª Linha
  • 3ª Linha

Formada pela Diretoria Executiva, gerentes e assessores das áreas e coordenadores além dos gestores de projetos e processos. Esta linha é responsável por identificar e avaliar os riscos e conduzir os procedimentos de controles rotineiramente a fim de mitigar as vulnerabilidades de suas atividades.

Fornece estruturas de gerenciamento de riscos, controles internos e compliance, auxiliando a 1ª linha no desenvolvimento de processos e controles eficazes. A Gerência de Governança, Risco e Compliance atua na 2ª linha.

Realiza avaliações independentes sobre a eficácia da governança, do gerenciamento de riscos e dos controles internos, incluindo a forma como a 1ª e a 2ª linhas alcançam os objetivos de gerenciamento de riscos e controle. A Auditoria Interna integra a 3ª linha.

Cabe à Gerência de Governança, Risco e Compliance avaliar e monitorar os riscos corporativos e a eficácia dos mecanismos de controles internos, bem como realizar reportes periódicos dessas ações à alta administração.

Normativos Organizacionais

Os normativos organizacionais compreendem todos os documentos emitidos pelas áreas de negócios da Compagas cujo objetivo seja padronizar e/ou definir diretrizes e procedimentos para a execução de determinada atividade. Também representam um conjunto de regras e regulamentos que definem as expectativas e os padrões de conduta dentro da organização.

A Compagas possui robusta estrutura de normativos organizacionais categorizados de acordo com sua abrangência e nível de detalhamento, conforme demonstrado abaixo:

Comunicação e Treinamento

Visando fortalecer os valores da Companhia, a ética, a integridade, a transparência e a cultura de gestão de riscos e de controle, são realizadas ações de comunicação e treinamento a todos os colaboradores da Compagas, de todos os níveis hierárquicos.

As ações de comunicação têm como objetivo dar publicidade e garantir a transparência de todas as atividades da Companhia, além de orientar e conscientizar todas as partes interessadas.

Já os treinamentos ocorrem por meio de ações institucionais, que incluem cursos, palestras e demais eventos de forma presencial e online com vistas à capacitação, aperfeiçoamento e prevenção de situações de risco.

As ações de comunicação e treinamento são desenvolvidas com base nas avaliações de riscos, com o objetivo de identificar e priorizar as áreas e processos de negócios mais vulneráveis.

Monitoramento

O monitoramento do Programa de Compliance e Integridade é etapa fundamental para garantir a eficácia e a conformidade contínua das medidas implementadas, a fim de identificar falhas, buscar atualizações, verificar sua conformidade às leis e identificar oportunidades de aprimoramento. Entre as práticas adotadas para realizar o monitoramento do Programa, destacam-se:

  • Avaliações de Riscos e Controles internos cujos resultados são reportados à alta administração.

  • Apuração das Denúncias recebidas pelo Canal de Denúncias da Compagas pela Comissão de Ética e Apuração Internas.

  • Autoavaliação do Programa, realizada uma vez ao ano por meio de metodologia própria, como instrumento complementar para analisar a eficácia do Programa.

Normativos
Organizacionais

Canais de Comunicação

Canal de Denúncias

Ferramenta independente, imparcial e sigilosa que tem por objetivo a promoção de um ambiente corporativo transparente e ético.

Ouvidoria

Uma das formas de melhorar continuamente é dar importância às manifestações dos nossos clientes e de toda a sociedade.  

Atendimento aos Titulares de Dados

A lei nº 13.709/2018 traz em seu Art.18 o rol de direitos garantidos ao titular de dados pessoais. Entre em contato com nossa Encarregada de Dados.

Investigações Internas

Os relatos recebidos pelo Canal de ética da Compagas serão apurados pelo Comitê de Ética da Commit Gás S.A., acionista da Compagas.

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