EMERGÊNCIAS E DEMAIS LOCALIDADES
0800 643 8383CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA
3004 3400COMUNICADO: REAJUSTE DAS TARIFAS DE GÁS NATURAL NO PARANÁ
Em função do mais recente reajuste no custo do gás natural confirmado pela Petrobras, a Compagas (Companhia Paranaense de Gás) informa que a AGEPAR autorizou nesta quarta-feira (28/07) um reajuste médio de 18,22% (variando entre 10,9% e 25,7%, a depender do segmento tarifário), a partir do dia 1º de agosto, para os consumidores de gás natural do Paraná.
O percentual aplicado considera a atualização, nas tarifas, do custo do gás natural praticado pela Petrobras às distribuidoras, mais a diferença não aplicada no reajuste anterior, no mês de maio, e acumulada para o repasse semestral ordinário deste mês de agosto, conforme previsão do mecanismo da Conta Gráfica implantado pela Agência Reguladora. A Compagas esclarece que o valor repassado de forma parcial no mês de maio teve o objetivo de minimizar os impactos ao consumidor, ofertando melhores condições de competitividade.
A Companhia ressalta ainda que os aumentos do custo do gás não trazem benefícios para a distribuidora e que, pelo contrário, tiram a competitividade final do gás natural em relação a outros combustíveis. E que, assim como qualquer outra distribuidora estadual, a Companhia não é remunerada pela comercialização do gás natural, mas sim pela prestação do serviço de distribuição. Portanto, os aumentos dados pela Petrobras são repassados ao consumidor, conforme regulação estadual vigente, sem que exista qualquer ganho por parte da concessionária.
A Resolução Homologatória da AGEPAR será publicada no site da Agência Reguladora e no Diário Oficial do Estado do Paraná e as novas tarifas, para todos os segmentos de mercado atendidos, serão disponibilizadas no site da Compagas.
Todas as informações referentes ao custo do gás, tarifas praticadas e projeções de mercado são publicadas mensalmente pela Compagas em seu Portal de Tarifas, como instrumento de transparência ao mercado – compagas.com.br/portaldetarifas .