EMERGÊNCIAS E DEMAIS LOCALIDADES

0800 643 8383

CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

3004 3400

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Governança corporativa é o sistema pelo qual uma organização é dirigida, monitorada e incentivada, no que diz respeito ao relacionamento entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas, com objetivo de proporcionar maior qualidade na tomada de decisão e contribuir para a preservação e a otimização do valor econômico de longo prazo.

Principios:

  • Transparência

  • Equidade

  • Prestação de contas

  • Responsabilidade corporativa

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA

A estrutura de governança corporativa da Compagas é composta por órgãos estatutários, com diferentes níveis de atuação e responsabilidade, sendo: Assembleia Geral de Acionistas, com seu Comitê de Indicação e Avaliação e o Conselho Fiscal; o Conselho de Administração e seu comitê de assessoramento: Comitê de Auditoria Estatutário; Auditoria Interna e Diretoria Colegiada da Companhia.


ASSEMBLEIA-GERAL

A Assembleia-Geral de Acionistas tem poderes para decidir sobre os negócios relativos ao objeto da Companhia e tomar as resoluções que julgar convenientes à sua defesa e desenvolvimento. Realizada no primeiro quadrimestre de cada ano, a Assembleia-Geral Ordinária (AGO) tem algumas competências específicas estabelecidas no artigo nº 132, da Lei Federal nº 6.404/76 (Lei das Sociedades Anônimas).

Os acionistas também podem se reunir eventualmente, sempre que entenderem necessário, em qualquer data, em Assembleias-Gerais Extraordinárias. De todas as Assembleias-Gerais são lavradas atas em livro próprio e, após, feito o devido registro na Junta Comercial do Estado do Paraná.

Diretoria

A Diretoria Executiva da Compagas é formada pelo Diretor-Presidente, indicado pela Copel, pelo Diretor de Administração e Finanças indicado pela Mitsui e pelo Diretor Técnico-Comercial indicado pela Commit Gás.

MEMBROS DA DIRETORIA EXECUTIVA

Rafael Lamastra Jr.

Diretor-Presidente

Vitor Hill de Oliveira Alves Pessoa

Diretor de Administração e Finanças

Fábio Eduardo Morgado

Diretor Técnico-Comercial

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação estratégica e colegiada responsável pela orientação superior da Compagas. É composto por oito membros, eleitos em Assembleia Geral para um mandato unificado de dois anos, permitidas até três reeleições consecutivas.

As competências e atribuições do Conselho de Administração são definidas em Regimento Interno específico, observadas as disposições do Estatuto Social e as boas práticas de governança corporativa. As reuniões ordinárias desse Colegiado são realizadas mensalmente e as extraordinárias sempre que necessário.

MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO ELEITOS PARA O MANDATO 2023/2025

Wendell Alexandre Paes de Andrade (Presidente)
Anderson Gil Ramos Bastos
Eduardo Panek
Julio Jacob Junior
João Biral Junior
Gustavo Giffhorn Camargo
Vitor Calazans Baroni
Renato Fontalva

CONSELHO FISCAL

O Conselho Fiscal da Compagas é composto por três membros efetivos e três suplentes eleitos pela Assembleia Geral para o mandato de 02 (dois) anos, tendo sua composição, funcionamento e competências estabelecidas nos artigos 50 a 54 do Estatuto Social, bem como nos artigos 161 a 165 da Lei das Sociedades Anônimas.

São realizadas reuniões mensais do Conselho Fiscal para tratar de assuntos de sua competência, dentre as quais a fiscalização dos atos dos administradores, analisar e opinar sobre as demonstrações financeiras trimestrais e anuais, entre outras operações da companhia.

Além disso, o Conselho Fiscal realiza reuniões extraordinárias para tratar de assuntos de sua competência, dentre as quais a fiscalização dos atos dos administradores. De todas as reuniões do Conselho Fiscal são lavradas atas em livro próprio e, eventualmente, de acordo com a exigência legal, também são lavrados pareceres.

MEMBROS DO CONSELHO FISCAL ELEITOS PARA O MANDATO 2023/2025 – 137ª AGO

Titulares

Juliana Medeiros de Castros Passos – Presidente
Marcelo Vieira Werneck
Arion Rolim Pereira

Suplentes

Alyne Valentim Muniz
Roberto Zanielli Covelo Tizon
Bruno do Prado Castilho

COMITÊ DE INDICAÇÃO E AVALIAÇÃO

O Comitê de Indicação e Avaliação é órgão estatutário de caráter permanente, auxiliar dos acionistas, que verificará a conformidade do processo de indicação e de avaliação dos administradores, conselheiros fiscais e membros de comitês estatutários, nos termos da legislação vigente. É composto por 5 (cinco) membros, dos quais 3 (três) serão indicados pelo acionista majoritário e 2 (dois) serão indicados pelos demais acionistas, para um mandato de 2 (dois) anos, permitidas até 3 (três) reeleições consecutivas.

As competências e atribuições do Comitê de Indicação e Avaliação são definidas em Regimento Interno específico, observadas as disposições do Estatuto Social.

As reuniões desse Comitê serão realizadas para manifestar-se sobre assuntos de sua competência.

MEMBROS DO COMITÊ DE INDICAÇÃO E AVALIAÇÃO ELEITOS PARA O MANDATO 2022-24

Adriano Huber Junior – Presidente
Claudio Nogas
Gustavo Henrique Caldeira
Camila Dias de Miranda Ribeiro
Fabiano Alves dos Reis

COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO

O Comitê de Auditoria Estatutário é órgão estatutário, independente, de caráter consultivo e permanente, responsável pela supervisão (i) dos processos de apresentação de relatórios contábeis e financeiros; (ii) dos processos de gestão de riscos e controle interno; e (iii) da atuação dos trabalhos da auditoria independentes e da auditoria interna.

O Comitê de Auditoria reporta-se ao Conselho de Administração (CAD) e é composto por 03 (três) membros, em sua maioria independentes, eleitos e destituídos pelo Conselho de Administração, com prazo de gestão de 02 (dois) anos, permitida 03 (três) reconduções consecutivas.

As competências e atribuições do Comitê de Indicação e Avaliação são definidas em Regimento Interno específico, observadas as disposições do Estatuto Social.

MEMBROS DO COMITÊ DE AUDITORIA ESTATUTÁRIO ELEITOS PARA O MANDATO 2022-24

Luciano Bernart – Presidente
Rafael Antônio Bettini Gomes
Rafael Rufino de Souza

Relatórios e Outros

Anúncio de encerramento da oferta pública de distribuição de debêntures

Anúncio de início da oferta pública de distribuição de debêntures

Termo de Privacidade e Cookies

Regimento Interno do Conselho fiscal

Regulamento de Auditoria Interna

Relatório de Análise de Atendimento das Metas e Resultados do Plano de Negócios

Quero saber mais