EMERGÊNCIAS E DEMAIS LOCALIDADES
0800 643 8383CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA
3004 3400GÁS NATURAL INDUSTRIAL
MUITOS BENEFÍCIOS COM AS APLICAÇÕES IDEAIS PARA DIVERSOS SEGMENTOS
A utilização de gás natural nas indústrias traz benefícios relevantes para o meio ambiente, pois sua queima produz baixa emissão de poluentes, já que a combustão é mais limpa e eficiente. É uma fonte de energia segura, versátil e econômica.
Na indústria, o gás natural pode substituir com eficiência qualquer combustível sólido, líquido ou gasoso. Ele é ideal para processos que exigem a queima em contato direto com o produto final, como acontece na produção de cerâmica, na fabricação de vidro, alimentos, e nos segmentos metal-mecânico, têxtil e indústria papel e celulose. Também pode ser aproveitado como matéria-prima para os setores petroquímicos (produção metanol), siderúrgico e de fertilizantes (produção de amônia e uréia).
A COMPAGAS terá um grande prazer em atendê-lo! Nossa equipe técnica está à disposição da sua empresa para fornecer detalhes técnicos e encaminhar uma proposta comercial.
Para entrar em contato conosco acesse nossa página QUERO SABER MAIS.
Optando pelo Gás Natural em sua indústria, trabalhará com material que não deixa resíduos, além de trazer uma diminuição do custo operacional com manutenção de máquinas, transporte e armazenamento de combustível.
Conheça mais utilizações do gás natural na indústria:
Cogeração
A cogeração é o processo mais eficiente de produção de energia no mercado, com ciclos de rendimento de até 85%. Ele consiste no aproveitamento do calor residual, que seria desperdiçado, obtido a partir dos processos termodinâmicos de geração de energia elétrica.
Este processo apresente inúmeras vantagens, já que reduz custos operacionais, possibilita a autossuficiência de energia elétrica e opera com uma única fonte de energia para gerar eletricidade e calor.
Matéria prima
O gás destinado à comercialização é alimentado nas unidades de processamento de gás natural (UPGN), onde é submetido a etapas de processamento, para separação de frações mais pesadas:
- Condensação da totalidade das frações pesadas separando uma fração líquida (LGN) e uma fração gasosa, composta principalmente de metano e etano.
- Fracionamento do LGN, formando as seguintes correntes: etano, GLP e condensado de GN (gasolina natural).
Estas frações podem ser utilizadas como fonte de energia e como matéria-prima para obtenção de produtos químicos.
Como matéria-prima da indústria química, as frações do Gás Natural tem a seguinte utilização:
- Gás residual (metano e etano), produção de amônia, metanol, ácido cianídrico e derivados clorados de metano (clorofórmio e cloreto de metila); e etano, GLP e gasolina natural produção de olefinas, principalmente eteno.
- O etano é a carga preferida para obtenção de eteno quando se deseja minimizar a produção de subprodutos. O propano e o butano, embora valiosos como o GLP, também podem ser craqueados a olefinas, gerando, além de eteno, outros subprodutos valiosos, como propeno e buteno. O butano pode ainda ser desidrogenado a butadieno ou oxidado a anidrido maleico. O condensado de GN, ou gasolina natural, apresenta semelhanças a uma nafta leve, tem natureza parafínica e baixo teor de enxofre e pode ser utilizado como carga para a produção de olefinas por pirólise como vapor.
A parcela de GN utilizada como matéria-prima na indústria é de apenas 5% do total consumido. Apesar de reduzida, esta parcela dá origem a mais de 80% do volume dos produtos orgânicos produzidos no mundo.
Climatização
Climatização é processo de fazer com que um ambiente seja mantido na faixa adequada de temperatura para pessoas e também equipamentos.
É possível ser implementado um sistema de cogeração para buscar a climatização de ambientes.
A cogeração faz com que o gerador de energia produza energia elétrica suficiente para atender a demanda elétrica. Os gases de exaustão do gerador são aproveitados para fornecer energia a um sistema de climatização e aquecer a água para consumo.
Geração de energia elétrica em horário de ponta
A geração em ponta é indicada como aproveitamento da capacidade dos geradores nos horários em que a energia é mais cara. Nos dias úteis, entre 18 e 21h, o valor do kWh de energia elétrica chega a ser dez vezes maior que o valor do kWh em outros horários. Pensando na redução de custos, uma excelente alternativa é gerar a própria energia nesse horário utilizando geradores movidos à gás natural. Além de reduzir os custos com energia elétrica, os geradores podem funcionar também nos casos de falta de energia elétrica.
Vantagens
-
Ambientalmente correto
Possui uma combustão completa com menor emissão de agentes poluentes na natureza.
-
Economia
A chama lima não deixa resíduos nos equipamentos, o que diminui as despesas com manutenção
-
Segurança
Com o gás natural canalizado não há o acúmulo de combustível em tanques ou cilindros, desse modo os riscos de acidentes são reduzidos.
Aplicações
Indústria de Cerâmica e Vidros;
Fabricação de embalagens de papel cartão, papelão, alumínio, latas em geral;
Na fabricação de perfumes, cremes, hidratantes, desodorantes, entre outros;
Fonte de calor para aquecimento de materiais metálicos que são processados em fornos;
Secagem de tinta de impressão através de estufas pelada queima direta;
Produção de vapor, água quente e também queima direta, principalmente no processo de chamuscar o tecido;
Produção de vapor através de caldeiras para cozimento e secagem de matéria-prima do papel;
Geração de vapor e com matéria prima para a produção do gás de síntese, para fabricação de amônia, ureia, enxofre entre outros.
Indústria Automotiva, de fundição, corte e solda de materiais.
REDE DE DISTRIBUIÇÃO
Para o segmento industrial, o gás natural está disponível em todos os municípios atendidos pela Companhia.
-
TARIFAS VIGENTES
A tarifa de gás natural é controlada por entidades governamentais e publicada em Diário Oficial.