Não. Quando feita corretamente, a conversão mantém o desempenho original do equipamento.
O que pode causar perda de rendimento é a instalação inadequada; por isso, é essencial seguir todas as normas técnicas.
O GLP é composto por propano e butano e é mais pesado que o ar, o que aumenta os riscos em caso de vazamentos.
Já o gás natural, composto basicamente por metano, é mais leve e se dissipa com facilidade, além de ter menor inflamabilidade, oferecendo mais segurança.
Não. Diferente do GLP, o gás natural canalizado chega ao imóvel por meio de redes subterrâneas.
Em casos específicos, pode ser distribuído de forma comprimida (GNC) ou liquefeita (GNL), mas não em botijões como os modelos P13 ou P45.
Em muitos casos, sim. A tubulação existente pode ser aproveitada, desde que atenda às normas da ABNT.
Os aparelhos a gás, como fogões e aquecedores, precisam passar por uma conversão dos queimadores para funcionar com gás natural canalizado.
O fornecimento depende da disponibilidade da rede, da viabilidade técnica e dos custos envolvidos.
Hoje, atendemos indústrias, comércios e edificações residenciais, como condomínios verticais e horizontais.
Residências individuais ainda não contam com política comercial viável para esse tipo de atendimento.
O gás natural canalizado é transportado por redes subterrâneas de tubulação, garantindo fornecimento contínuo e seguro. Também pode ser distribuído na forma comprimida (GNC) ou liquefeita (GNL), de acordo com a necessidade e localização dos consumidores.
Somos responsáveis pela distribuição do gás natural canalizado no Paraná.
Caso tenha interesse em agendar uma visita institucional ou solicitar uma palestra, envie sua solicitação para comunicacao@compagas.com.br ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Nossa equipe retornará em breve.
Somos responsáveis exclusivamente pelos equipamentos relacionados à medição e fornecimento de gás natural canalizado.
Para manutenção ou conserto de fogões, aquecedores e demais aparelhos a gás, recomendamos entrar em contato com a assistência técnica autorizada ou indicada pelo fabricante.
Se o medidor de gás do seu apartamento estiver lacrado com uma etiqueta vermelha, verifique a data da conversão do edifício. Caso já tenham se passado mais de 90 dias, isso indica que nossa equipe técnica não teve acesso à sua unidade para realizar as adequações necessárias no período da garantia.
Essas adequações incluem testes de estanqueidade, verificações nos ambientes e melhorias nos apartamentos que estavam disponíveis para atendimento.
Para que o fornecimento de gás natural canalizado seja liberado com segurança, siga as orientações abaixo:
- Contrate uma empresa especializada em assistência técnica de gás
- Certifique-se de que os pontos de válvulas estejam com acesso livre
- Verifique se os flexíveis e dutos de exaustão estão de acordo com as normas
- Avalie a instalação dos terminais de chaminé
- Confirme a instalação de estabilizadores de 3º estágio no fogão e aquecedor, se necessário (não obrigatórios quando a pressão da prumad for 220 mmca)
- Solicite um teste de estanqueidade com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), contendo carimbo e assinatura do responsável técnico ou engenheiro
Envie a ART para o e-mail compagas@compagas.com.br, com o assunto “ART – Teste de Estanqueidade”, e informe o endereço completo e número do apartamento.
Normas técnicas que devem ser seguidas pela empresa contratada:
- ABNT NBR 13103 – Instalação de aparelhos a gás para uso residencial – requisitos dos ambientes
- ABNT NBR 14177 – Tubo flexível metálico para gás de baixa pressão
- ABNT NBR 15526 – Instalações internas para GN e GLP – projeto e execução
- ABNT NBR 15358 – Redes de gás em instalações comerciais e industriais – projeto e execução
- ABNT NBR 15590 – Regulador de pressão para gases combustíveis
- ABNT NBR 15923 – Inspeção de redes internas e instalação de aparelhos a gás residenciais
Somos a concessionária responsável pela distribuição de gás natural canalizado no Estado do Paraná, atuando com compromisso, transparência e responsabilidade.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato pelo e-mail: compagas.licitacao@compagas.com.br
Para garantir a integridade da rede de gás natural canalizado, é necessário o acompanhamento da nossa equipe técnica durante qualquer escavação próxima à tubulação.
O agendamento deve ser solicitado com pelo menos 3 dias úteis de antecedência. Para isso, acesse o portal ESCAVA ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo telefone (41) 3004-3400.
Durante o atendimento, poderão ser solicitados documentos complementares, conforme a natureza do pedido.
Confira todas as orientações e faça sua solicitação diretamente pelo portal ESCAVA.
Estamos atualizando nossos processos para atender à Lei Estadual n.º 17.460/2013, que trata da inclusão do nome do cônjuge na fatura de gás como forma de comprovação de residência.
Para garantir a transparência e a segurança desse procedimento, a solicitação deve ser feita exclusivamente pelo titular da conta, presencialmente na nossa Agência de Atendimento.
No momento da solicitação, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identificação com foto do titular da conta
- Documento de identificação com foto do cônjuge
- Certidão de casamento ou documento que comprove união estável
Importante: Conforme a legislação, apenas podem ter o nome incluído na fatura as pessoas que residem no imóvel atendido. O fornecimento de informações incorretas pode configurar crime de falsidade ideológica.
Atenção: Não agendamos desligamento de fornecimento.
Evite transtornos, a solicitação deve ser feita somente após a desocupação do imóvel e/ou após a realização de vistorias, no caso de locações.
A solicitação deve ser encaminhada para o e-mail compagas@compagas.com.br, ou realizada por meio da Central de Atendimento pelo telefone (41) 3004-3400, ou ainda pela opção Fale Conosco (link) no site.
Segmento Residencial
O titular da conta de gás é quem deve solicitar o desligamento.
Solicitações realizadas por terceiros não serão aceitas.
Evite cobranças indevidas: ao sair do imóvel, lembre-se de solicitar o desligamento do fornecimento.
Prazos e procedimentos:
- Após a solicitação, será feito o bloqueio do fornecimento e a leitura final do consumo
- O desligamento ocorre em dias úteis e dentro do prazo de até 48 horas
- A fatura final será emitida em até 5 dias úteis
Demais Segmentos
Para clientes comerciais, industriais ou do poder público, é necessário:
- Realizar o distrato contratual
- Passar pela análise do contrato vigente
- Verificar possíveis pendências financeiras, incluindo faturas finais
Caso você tenha se mudado para um imóvel e o fornecimento de gás natural ainda esteja ativo, isso significa que o antigo morador não solicitou o desligamento do serviço.
Nessa situação, é obrigatória a solicitação de alteração de titularidade, que deve ser feita junto à nossa Central de Atendimento.
- Acesse o formulário específico disponível em: https://virtual.compagas.com.br/troca-titularidade
- Preencha as informações solicitadas e anexe os documentos obrigatórios diretamente na plataforma
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail compagas@compagas.com.br ou pela Central de Atendimento no telefone (41) 3004-3400.
Segmento Residencial
Ao adquirir ou alugar um imóvel com fornecimento de gás natural na modalidade de medição individual (quando a fatura é emitida em nome do morador), é necessário realizar o Cadastro Digital.
Esse é o principal canal para envio de dados cadastrais dos clientes residenciais, garantindo mais autonomia, agilidade no atendimento e segurança no tratamento das informações referentes ao cliente e ao faturamento.
Para isso, acesse o site: https://virtual.compagas.com.br/cadastro/
Atenção: não serão aceitos cadastros ou envio de documentos por e-mail (compagas@compagas.com.br).
Nos edifícios com medição coletiva, não é necessário o cadastro individual de Pessoa Física. A fatura é emitida em nome do condomínio e gerenciada pelo síndico ou administradora para fins de rateio. Em caso de dúvidas, entre em contato com a administração do seu condomínio.
Demais Segmentos
A formalização contratual e a liberação do fornecimento ocorrem conforme prazos e condições estabelecidos diretamente com o cliente.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato por meio dos canais de atendimento:
- E-mail: compagas@compagas.com.br
- Telefone e WhatsApp: (41) 3004-3400
- Formulário disponível na seção Fale Conosco do site
Se deseja solicitar o fornecimento de gás natural, acesse diretamente a página Solicitar Proposta Comercial, preencha o formulário e aguarde o contato da equipe responsável.
Caso precise de mais informações, também estamos disponíveis nos nossos canais oficiais:
- E-mail: contato@compagas.com.br
- Telefone: (41) 3004-3400
- Ou acesse o formulário na seção Fale Conosco do site.
IMPORTANTE
Utilizamos os dados pessoais coletados exclusivamente para a execução do contrato de fornecimento de gás natural, atendimento a dúvidas e solicitações, além da comunicação com os usuários.
O acesso a esses dados é restrito aos nossos colaboradores e a prestadores de serviços devidamente autorizados.
Para mais informações, consulte o nosso Termo de Privacidade.
A leitura do medidor é realizada mensalmente, conforme previsto em contrato.
Item 4.5 – O usuário deve garantir acesso livre e desimpedido ao local onde estiverem instalados o medidor e os demais equipamentos da Compagas, adotando as medidas necessárias para sua proteção. É de responsabilidade do usuário o ressarcimento por eventuais danos causados por sua culpa.
Item 4.6 – A Compagas, ou terceiros devidamente identificados por ela contratados, estão autorizados a acessar a unidade consumidora para realizar a leitura, manutenção do medidor, instalação, obras ou serviços de fiscalização.
Se o acesso não for possível, a cobrança será feita com base na média de consumo dos últimos três meses.
Em caso de dúvidas, você mesmo pode verificar a leitura no medidor:
_ _ _ _ _ m³
Considere apenas os números pretos, anteriores à vírgula. Os números vermelhos representam litros e não entram na medição.
Data da leitura: __/__/__
O Portal de Tarifas é uma ferramenta voltada a todos os segmentos atendidos pela Companhia, bem como à sociedade em geral.
O objetivo é assegurar transparência nas informações relacionadas às tarifas do gás natural canalizado no Estado do Paraná.
Para saber mais, acesse: compagas.com.br/portal-de-tarifas
Para facilitar o seu dia a dia, disponibilizamos o envio da fatura por e-mail e a emissão da segunda via ou consulta de débitos diretamente no portal Compagas Virtual, de forma simples e gratuita.
Caso tenha qualquer dificuldade de acesso, fale conosco pelo WhatsApp 0800 643 8383, Central de Atendimento (41) 3004-3400, pelo e-mail compagas@compagas.com.br ou pelo canal Fale Conosco.
Oferecemos a opção de parcelamento de débitos em aberto. Para solicitar uma proposta, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo número (41) 3004-3400 ou envie um e-mail para compagas@compagas.com.br.
Estamos à disposição para esclarecer dúvidas e orientar sobre as condições disponíveis.
A religação do fornecimento está condicionada à quitação de todas as pendências e será realizada em até 24 horas após a compensação bancária dos pagamentos ou mediante o envio dos comprovantes de pagamento.
Atenção: extratos bancários e comprovantes de agendamento não são aceitos como comprovação de pagamento. Para agilizar o processo, envie os comprovantes válidos para o e-mail compagas@compagas.com.br.
Em caso de violação ou rompimento do lacre de segurança, será aplicada uma multa de 10% sobre a média do faturamento.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo WhatsApp 0800 643 8383, e-mail compagas@compagas.com.br, pela Central de Atendimento (41) 3004-3400 ou através do Fale Conosco em nosso site.
No momento, o serviço de débito automático está disponível apenas para clientes dos bancos Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Santander.
Para ativar o serviço, basta informar o código de usuário que consta no corpo da sua fatura. A solicitação pode ser feita diretamente na sua agência bancária ou pelo site do seu banco, seguindo o passo a passo disponível nesta página:
[COLOCAR IMAGEM]
Alguns bancos também oferecem a opção de adesão ao débito automático via internet banking ou caixa eletrônico. Verifique se essa facilidade está disponível para você.
Não é necessário atualizar ou substituir o boleto após a data de vencimento. Ele continua válido para pagamento.
Lembramos que a nossa Agência Presencial não está habilitada para receber valores, portanto o pagamento não pode ser feito presencialmente.
Confira abaixo as formas de pagamento disponíveis, de acordo com o modelo da sua fatura:
Faturas sem QR Code (modelo Arrecadação)
- Selecione a opção “Convênio” ou “Luz, Água, Gás” no seu aplicativo bancário
- Pagamento disponível nos seguintes canais:
- Bancos: Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Safra e Sicoob (Curitiba e Região Metropolitana)
- Agências lotéricas (limite de R$ 2.000,00)
- O pagamento deve ser feito utilizando o código de barras
Faturas com QR Code (modelo Registrada)
- Selecione a opção “Boleto de Cobrança”
- Pagamento habilitado em qualquer instituição bancária ou lotérica, por código de barras ou QR Code
- Essas faturas também aceitam pagamento via PIX, exclusivamente quando o QR Code estiver visível no boleto
Importante: se a sua fatura não possui QR Code, o pagamento deverá ser feito pelo código de barras, digitando a numeração ou utilizando a leitura do código.
O pagamento pode ser feito via PIX (para faturas com QR Code) ou pelos seguintes canais, mesmo após o vencimento:
- Bancos: Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Safra e Sicoob (Curitiba e Região Metropolitana)
- Agências lotéricas (limite de R$ 2.000,00)
Nos bancos Sicoob e Safra, os pagamentos também podem ser realizados diretamente no guichê (boca do caixa), além do internet banking e caixas eletrônicos. São os únicos credenciados para receber no atendimento presencial dos bancos.
Lembramos que a nossa Agência Presencial não realiza recebimentos de valores.
Se precisar de suporte, estamos à disposição pelo WhatsApp 0800 643 8383, e-mail compagas@compagas.com.br, pela nossa Central de Atendimento no telefone (41) 3004-3400 ou pelo nosso canal Fale Conosco.
Você pode acessar sua fatura de forma simples e gratuita pelo Compagas Virtual, utilizando seu CPF ou CNPJ e senha cadastrada.
Acesse aqui a sua Agência Virtual
Depois de fazer login, é só clicar em Minhas Faturas para consultar ou baixar suas cobranças.
Utilizamos um sistema de segurança eletrônico de alto nível e mantém vigilância constante sobre tudo que se refere aos seus clientes.
Com o aumento dos crimes cibernéticos, é fundamental adotar alguns cuidados antes de realizar qualquer pagamento.
Certifique-se de que toda cobrança em nome da Companhia Paranaense de Gás tenha sido enviada a partir do domínio @compagas.com.br.
Ressaltamos que qualquer informação enviada por e-mail é originária exclusivamente dos endereços:
- compagas@compagas.com.br
- compagas-virtual@compagas.com.br
Em caso de dúvida sobre a legitimidade da fatura recebida, recomendamos que:
- Acesse sua fatura por meio da opção “Minhas Faturas” na Agência Virtual: https://virtual.compagas.com.br
- Entre em contato pelo WhatsApp 0800 643 8383
Se perceber cheiro de gás em vários imóveis, prédios, ruas ou zonas de bloqueio, ou tiver notícia de explosão, entre em contato imediatamente pelo 0800 643 83 83.
Ligue para o 0800 643 83 83 para receber orientações da nossa equipe.
Importante: Nosso atendimento abrange apenas os equipamentos sob nossa responsabilidade, como medidor, regulador de segundo estágio, válvulas do quadro de medidores, flexíveis e estação.
Entre em contato imediatamente pelo 0800 643 83 83.
O que fazer enquanto aguarda atendimento: Feche a válvula de bloqueio dos aparelhos e do medidor. Ventile bem o ambiente, abrindo portas e janelas. Evite ligar aparelhos elétricos, disjuntores ou interruptores. Não acenda fósforos, velas ou qualquer item que gere chama ou faísca.